Feirantes de Icoaraci atuam na feira provisória até conclusão da revitalização do Mercado Municipal

Foto: Agência Belém

A primeira parte dos trabalhadores que atuam no Mercado Municipal de Icoaraci já foi remanejada pela Prefeitura de Belém para a feira provisória construída na lateral do espaço, localizado na avenida Doutor Lopo de Castro, no bairro Cruzeiro.

Ao todo, 100 permissionários da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e 132 auxiliares desses trabalhadores serão beneficiados com a revitalização do mercado, além da população local.

Expectativa de melhorias para moradores e feirantes

A moradora do distrito de Icoaraci, Júlia da Silva, pode conhecer nesta sexta-feira, 05, a feira provisória que abriga os setores de serviços, industrializados, farinha, mariscos, umbanda e refeições. “Essa mudança é para o bem de todos nós, tanto para eles que vão ganhar um local de trabalho digno, quanto para nós do distrito, que há anos esperamos por essa reforma”, disse a dona de casa.

“Estou vendendo bastante, inclusive, acho até que vendo mais nesse boxe provisório devido à localização”, contou a vendedora e artesã de acessórios e bijuterias, Ana Cláudia Costa.

O jovem Vinícius Oliveira, de 21 anos, está na segunda geração de trabalhador do mercado de Icoaraci. “Minha família sempre sonhou com essa reforma e agora esperamos que as novas gerações, como eu, tenham um espaço melhor”, destacou o vendedor do setor de marisco.

Reforma e ampliação

Segundo o secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro, o Mercado Municipal de Icoaraci é uma das unidades de abastecimentos com maiores intervenções. Além da obra de reforma e revitalização, o projeto prevê a ampliação da área útil.

“O Mercado Municipal de Icoaraci tem uma grande representatividade econômica e turística para o distrito. Com a reforma vamos ampliar a potência comercial da unidade, atraindo uma movimentação maior para o mercado, aumentando a renda dos feirantes da unidade”, destacou o titular da Secon.

Todo o processo de revitalização do Mercado Municipal de Icoaraci também é acompanhado por uma Comissão de Fiscalização (Cofis), composta por moradores do distrito e trabalhadores do espaço.

Raimunda Almeida trabalha há 32 anos no mercado e faz parte da Cofis que acompanha as etapas da reforma. “Eu sou bem ativa, sempre estou em cima vendo como vai ficar, pois quem entende de feira é feirante, e sabemos das nossas necessidades”, informa a permissionária, que atua com a venda de aviamentos e presentes.

Entrega – A previsão é de que o Mercado Municipal de Icoaraci seja entregue todo revitalizado pela Prefeitura de Belém e Governo Estadual em janeiro de 2024. O custo total da obra é de R$ 13,7 milhões.

Texto: Roberta Corrêa, via Agência Belém

Deixe uma resposta