Com informações de Agência Belém e BT Mais
Créditos: Agência Belém
Nesta segunda, 22, os paraenses começaram a despedida definitiva da centenária samaumeira do CAN. O processo de retirada dos restos de tronco e raiz da árvore começou por decisão da diretoria da Festa de Nazaré, responsável pela administração da Praça Santuário, onde a árvore está localizada, após receber o laudo sobre a saúde do vegetal, no último dia 8.
Segundo o laudo, o vegetal teve lesões em sua parte externa causadas pela urina humana, vindas principalmente de pessoas que frequentam constantemente a Praça Santuário.
“Há cerca de dez anos, essa samaumeira sofreu uma lesão causada pela urina de seres humanos. As pessoas usavam a raiz da árvore como banheiro, e o ácido úrico deixa a terra e a raiz sempre úmidas, juntando com o nosso clima, isso prejudica a saúde do vegetal. Então, nesse período, houve um tratamento e conseguiram curar a lesão na parte externa, mas na parte interna não, e essa lesão provocou a queda de parte da copa da árvore. Por isso, é importante que a população tenha conscientização e preserve não só essa árvore, mas todas na capital”, advertiu diretor de Áreas Verdes Públicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Kayan Rossy.
Segundo os órgaos que estão à frente dos trabalhos de remoção da árvore, os esforços devem levar de 8 a 10 dias até sua retirada completa. A samaumeira deve ser removida por partes, desde a copa, passando pelos galhos, tronco e raiz. Além da árvore, a estrutura da praça que acolhia a samaumeira também será revitalizada depois da remoção da árvore, para que novas árvores sejam replantadas em substituição.
Diretoria da Festa do Círio quer Ipês rosas
Uma reunião entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e a Diretoria da Festa do Círio de Nazaré determinou que o espaço onde ficava a árvore centenária será revitalizado e no lugar da samaumeira do CAN serão plantados três ipês rosas, atendendo ao pedido de representantes da Festa de Nazaré.
A calçada será reestruturada pela Seurb e uma nova samaumeira será plantada no Portal da Amazônia, mantendo as normas de replantio. A data para este replantio ainda não foi definida pela Semma. Segundo a Secretaria de meio ambiente, o Portal possui espaço adequado para receber o vegetal típico da Amazônia, que é de grande porte.
A nova árvore a ser plantada no Portal da Amazônia terá um placa explicando o porquê do replantio, que é a substituição do samaumeira do CAN, em acordo com a regulamentação de preservação da flora amazônica.
Edição de Ju Abe