Lula assina decreto que institui Conselho Nacional para a COP-30; evento será sediado em Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta segunda-feira (5), data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente —, em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto que contou com a presença de diversas autoridades, um decreto que institui o Conselho Nacional para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP30. O evento, marcado para 2025, será sediado em Belém. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), participaram da cerimônia.

De acordo com o governo, o grupo vai deliberar sobre questões relacionadas à infraestrutura, à logística e à organização da COP30, além de promover a interlocução do governo com demais órgãos e entidades dos entes federados e sociedade civil.

O Comitê Técnico será composto por um representante da Casa Civil da Presidência da República, que o coordenará, pelos Ministério das Cidades, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Planejamento e Orçamento e das Relações Exteriores. O governo do Pará e a prefeitura de Belém, participarão do Comitê como convidados.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Deixe uma resposta