Igarapé São Joaquim, em Belém – Imagem via Drone: IAB/DN
A Prefeitura de Belém e Ministério das Cidades assinam neste sábado, 17, às 11h, convênio para realização das obras de reforma do Complexo do Ver-o-Peso e a construção do Parque Urbano São Joaquim. O evento oficial, que ocorrerá no Porto Futuro, contará com a presença do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, que vai estar na capital paraense para uma série de agendas.
As obras são consideradas prioritárias à Prefeitura de Belém, sobretudo, pelo potencial turístico, econômico, social e ambiental que oferecem à cidade. Ambas, fazem parte da lista de uma série de reformas de outros espaços da capital paraense, que estarão na rota turística dos participantes da Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), evento mundial que terá como sede Belém, em 2025, para tratar sobre as mudanças climáticas.
O convênio, que será assinado pelo prefeito Edmilson Rodrogues, visa a criação do Parque Urbano Igarapé São Joaquim, na bacia do Una, e que terá área de 6,48 hectares e 4,6 km de extensão, está orçado em R$ 150 milhões.
O escritório GRS Arquitetura, de Brasília, foi anunciado, dia 29 de abril de 2022, como o grande vencedor do concurso público nacional do Projeto de Requalificação Urbana Ambiental e Tratamento Paisagístico no Entorno do Igarapé São Joaquim, na bacia do Una. O projeto é de urbanização, sistema de esgotamento sanitário, drenagem pluvial, abastecimento de água, mobilidade urbana e outros.
Complexo do Ver-o-Peso – No complexo do Ver-o-Peso, as obras vão contemplar toda a sua área. Desde o estacionamento, feiras, mercados de Carne, de Peixe, Pedra do Peixe até a Feira do Açaí.
É um projeto de manutenção e adequação do espaço existente. Entre os serviços que serão realizados estão a troca das lonas, mas mantendo o padrão atual, assim como a parte dos boxes, piso, recuperação e restauração dos mercados de peixe e de carne e assim como a revitalização dos espaços da Pedra do Peixe e da feira do Açaí.