Assembleia dos Povos pela Amazônia acontece em Belém, entre os dias 4 a 9 de agosto

Organizações sociais e instituições irão realizar em Belém, entre os dias 4 e 9 de agosto, a Assembleia dos Povos da Terra Pela Amazônia, que deve ocorrer antes e durante a realização da Cúpula da Amazônia, quando a capital do Pará receberá os presidentes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Todos esses países fazem parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Confira abaixo a convocatória do evento:

Os movimentos, redes, coletivos, ativistas, instituições e organizações de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, caboclos, negros, camponeses, artistas, religiosos, defensores da natureza, comunicadores, acadêmicos, mulheres e habitantes da Amazônia e de outras regiões do planeta , nos convocamos entre os dias 4 e 9 de agosto, em Belém do Pará, Brasil, para a realização da Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia.

Nosso objetivo é influenciar a Cúpula dos Presidentes da Amazônia, que acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto, e acordar um processo articulado de mobilização de todos os povos da Terra para salvar a Amazônia devido à atividade e mudança humana. , deter as violações sistemáticas dos direitos dos povos e promover alternativas para uma vida digna e em harmonia com a natureza.

Esta convocação é produto de um processo de reflexão e convergência que realizamos desde 2020 entre o Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), a Assembleia Mundial da Amazônia (AMA) , e várias organizações indígenas da bacia amazônica. e instituições da sociedade civil para acordar os seguintes documentos de proposta que foram levados ao conhecimento dos governos amazônicos:

1. Vamos evitar o ponto sem volta na Amazônia,
2. O destino da Amazônia é o destino de seus povos,
3. Vamos salvar a Amazônia da mineração e do mercúrio,
4. Água para a vida na Amazônia,
5. Financiamento direto, transparente, participativo e não comercialização da Amazônia,
6. Em defesa dos corpos e territórios das mulheres andino-amazônicas em sua diversidade, e
7. Combustíveis fósseis da Amazônia.

Esses documentos apresentam uma série de propostas para que a Cúpula de Presidentes da Amazônia adote mandatos claros e precisos e constituem a base de um roteiro de iniciativas de ação rumo à COP 30 a ser realizada em Belém do Pará, Brasil, em 2025.

É com a resistência, o compromisso e a esperança de que o grito da selva seja ouvido, que convocamos três grandes ações durante a Cúpula de Presidentes da Amazônia de 4 a 9 de agosto de 2023, em Belém, do Pará, Brasil:

1. Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia no dia 7 de agosto na Aldeia Cabana.
2. A Marcha dos Povos da Terra pela Amazônia, no dia 8 de agosto pela manhã.
3. A avaliação dos resultados da Cimeira de Presidentes e a aprovação do roteiro a seguir, no dia 9 de agosto, à tarde.

Da mesma forma, participaremos dos “Diálogos Amazônicos” organizados pelo governo brasileiro em coordenação com a sociedade civil brasileira, a serem realizados de 4 a 6 de agosto, para divulgar nossas posições e os problemas que raramente são discutidos nas cúpulas oficiais.

A Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia é uma cúpula dos povos, um encontro para reflexão, aprofundamento e tomada de decisões sobre as questões socioambientais, econômicas, políticas e culturais da Amazônia, com o objetivo de estabelecer uma agenda comum dos povos para influenciar a defesa da Amazônia. É um espaço organizado e apoiado por diversas organizações sociais, populares e tradicionais dos municípios e comunidades em um processo de construção de um Plano de Vida para a Amazônia.

Nada sobre e para a Amazônia sem os povos!
Amazonize-se!

2 respostas para “Assembleia dos Povos pela Amazônia acontece em Belém, entre os dias 4 a 9 de agosto”

  1. Meu Nome: Marcelo Teowru Karaja, eu quero participar desse encontro muito importante nosso povos INY KARAJA

Deixe uma resposta