A secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, será recebida pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS), para programação nos dias 13 e 14 de julho. Na ocasião, a secretária participará de agendas voltadas à população LGBTI+, organizadas pela gestão municipal.
Programação – No dia 13 de julho, quinta-feira, às 10h, a secretária participa de uma plenária no auditório do Gabinete da Prefeitura, onde estarão presentes o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, representantes LGBTI+ da gestão municipal e da sociedade civil organizada. Na reunião serão pautadas orientações sobre o Conselho Municipal LGBTI+, a empregabilidade e direito à moradia digna da população LGBTI+ e a exposição dos resultados do I Fórum LGBTI+ de Belém, realizado em junho.
Às 11h30, Symmy Larrat visitará o espaço de referência e Casa de Acolhimento, localizado na Vila Bolonha, 106. Após pausa, na tarde do mesmo dia, a secretária visita às 15h30 a sede da CDS, localizada nos altos do Mercado de Carne Francisco Bolonha, sala 28.
No dia 14, a programação inicia às 7h, com visita à Ilha de Mosqueiro e encerra com partida de “Gaymada” às 10h.
Expectativa – Um dos objetivos da visita da secretária à capital paraense é o de estreitar o diálogo entre a administração municipal e o governo federal, no que se refere à criação e aplicação de políticas públicas de enfrentamento à discriminação contra a população LGBTI+.
A titular da CDS, Jane Patrícia Gama, destaca as ações da instituição no âmbito municipal em defesa dos direitos dessa população, mas, que ainda busca alcançar novos objetivos, o que pode ser auxiliado pela União. Uma delas é a Casa de Acolhimento LGBTI+, um compromisso do prefeito Edmilson Rodrigues.
Ela explica que a gestão municipal já disponibiliza o espaço de referência para implantar a Casa, mas será importante dialogar com a secretária nacional para que se encontre meios de agilizar a reforma e também para manter o espaço.
Jane Gama afirma que é um orgulho em ver a belenense Symmy Larrat ocupando o cargo de secretária nacional LGBTI+ e que é importante o contato dela com a gestão municipal a disposição que ela demonstra. “Assim a gente se fortalece e fortalecemos as nossas lutas”, acentua.
A paraense Symmy Larrat atua como militante LGBTI+ desde o início da década de 1990. Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA), ela foi a primeira travesti a ocupar o cargo de coordenadora-geral de Promoção dos Direitos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, durante o governo de Dilma Rousseff, e também coordenou o programa Transcidadania, durante a gestão municipal de Fernando Haddad, em São Paulo.
Em 2017 foi eleita para a presidência da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT ) e em 31 de dezembro de 2022 foi anunciada pelo ministro dos Direitos Humanos, Sílvio de Almeida, como secretária nacional dos Direitos da População LGBTI+ no atual governo de Luís Inácio Lula da Silva.
Foto: Clarice Castro – Ascom/MDHC)