Canal de descarga garante que 60 mil litros de lixo não cheguem aos nossos rios, diz coordenador do Promaben

Inaugurado pela Prefeitura de Belém, em janeiro deste ano, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), o Canal de descarga da Caripunas vem garantindo que 60 mil litros de lixo por semana não cheguem aos nossos rios. A informação é do engenheiro sanitarista e ambiental, Rodrigo Rodrigues, Coordenador Geral do Promaben, e doutorando em Engenharia hídrica, PPGEC/UFPA, em entrevista concedida ao programa Sem Censura Pará, da TV Cultura, nesta quinta-feira (13).

Durante a entrevista, Rodrigues destacou as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Belém, na gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, para solucionar os problemas do lixo urbano. “Um enfrentamento global, onde a Prefeitura vem fazendo a diferença. Somente na Estrada Nova, com o funcionamento do canal de descarga da Caripunas, o prefeito Edmilson garantiu que 60 mil litros de lixo por semana não cheguem aos nossos rios. Uma vitória do saneamento e meio ambiente”, disse o cordenador.

O Canal também beneficia diretamente 30 mil moradores e indiretamente mais de um milhão, com a solução dos alagamentos no bairro do Jurunas e partes dos bairros da Cidade Velha e Batista Campos.

Localizado no bairro do Jurunas, na Avenida Bernardo Sayão com a Rua dos Caripunas, às margens do Rio Guamá, o Canal de Descarga é um imenso complexo de acumulação e controle de água que ajuda a evitar os alagamentos.

O Promaben também já tem projetos de construção de mais um canal de descarga, no bairro do Jurunas, na Travessa Quintino Bocaiúva com Avenida Bernardo Sayão, e uma bacia de detenção, na Ilha Bela, no bairro da Cremação, para acabar com os alagamentos naquela área da cidade.

Deixe uma resposta