Foto: Benedito Costa
Mais uma obra do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova, realizada pela Prefeitura de Belém, será iniciada: é o conjunto habitacional adicional que será construído para receber as famílias remanejadas em áreas do programa. Está orçada em mais de R$ 28 milhões, é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e terá a ordem de serviço assinada nesta quarta-feira (19).
Já estão em construção 224 unidades habitacionais e 44 boxes comerciais no Conjunto Habitacional e Comercial na Travessa Quintino Bocaiúva, entre a Avenida Bernardo Sayão e Travessa Honório José dos Santos, que já tem 40% do cronograma concluído. Com o novo conjunto adicional, 100% das famílias remanejadas terão moradias garantidas.
“O Promaben é um programa de urbanização da Bacia da Estrada Nova. Então, inclui franjas da Batista Campos e Cidade Velha, mas beneficia, principalmente, bairros como Jurunas, Cremação, Condor e influência do Guamá. De modo que é um grande programa, que vai permitir superar os alagamentos e, mais do que isso, moradia digna para os que estavam em cima dos rios. Essa população vai ser transferida para apartamentos dignos, como este”, explicou o prefeito de Belém, ao visitar as obras no mês de maio deste ano.