O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados sobre a população indígena residente no Brasil, totalizando em 1.693.535 pessoas, tendo a região Norte, com 753.357 indígenas, a maior concentração dessa população no país.
O anúncio foi feito pelas ministras dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, pelo presidente-interino do IBGE, Cimar Azeredo, e pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. A cerimônia de divulgação ocorreu no Theatro da Paz, nesta segunda-feira, 7 de agosto.
De acordo com o IBGE, em comparação com o levantamento de 2010, a população indígena quase dobrou, pois eram 896.917 indígenas naquela década. O aumento dessa população se deve à metodologia modificada e ampliada na versão 2022 do Censo.
Crescimento de 88%
“Para nós é um momento histórico. Após 13 anos, nós temos hoje os dados da população indígena atualizados. É um número que representa o aumento muito significativo da população indígena e que totaliza um crescimento de 88%. Isso se deve ao fato de o IBGE ter adicionado o item pertencimento ao povo indígena e as condições que a equipe do IBGE tiveram para chegar aos territórios de mais difícil acesso”, explicou a ministra Sônia Guajajara.
“Nunca na historia tivemos um Ministério dos Povos Indígenas, como temos hoje”, disse o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. “O orgulho indígena cresceu nos últimos anos, de modo que, muitos que se envergonhavam em assumir a sua condição indígena, agora fazem questao de dizer ‘eu sou indígena, meu nome me contabiliza como parte da resistência da história da tradição dos povos originários deste país.’ Tudo isso é motivo de alegria”, declarou o prefeito Edmilson.
A partir desse dados divulgados pelo IBGE, o governo federal passa a investir em politicas públicas concretas, em ações relacionadas às áreas da educação, saúde e justiça voltadas para a população indígena.
Via Agência Belém – Foto: Lissa de Alexandria/ g1 Pará