Foto: Agência Belém
Depois do vendaval ocorrido no dia 19 de julho, que derrubou 22 árvores em vários pontos no centro de Belém, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está fazendo o plantio de 44 mudas de várias espécies, no mesmo local ou nas àreas às próximidades de onde as árvores foram derrubadas.
Maior sustentação
Serão plantadas mudas de oitizeiros, andirá, uxi, mangueira, umari, pau preto, ipê amarelo, copaíba, mogno, sibipiruna, urucum e guaraná. Todas essas espécies, com exceção da mangueira, têm em comum raízes que buscam água nas camadas mais profundas do solo, o que, por consequência, dá maior sustentação ao vegetal.
Um dos locais mais castigados pelo vendaval foi a praça Waldemar Henrique, onde ocorreu a queda de oito árvores. A autônoma Ana Quintal trabalha como guardadora de carros na área e lembra o quanto ficou assustada naquela quarta-feira de julho. “Eu nunca tinha visto uma ventania como a que aconteceu naquele dia, eu estava em casa, mas quando cheguei aqui, de manhã, peguei um susto. Essa ação da Prefeitura de colocar novas árvores aqui na praça é muito boa, porque as árvores ajudam a amenizar o sol”.
Além da Praça Waldemar Henrique, a Semma está fazendo plantio na Praça da República e na Avenida Marechal Hermes. Outros pontos da cidade também receberão novas mudas.
Adequação
A diretora do Departamento de Projeto e Paisagismo da Semma, Marina Torres, acompanha a operação. “Essa ação é importante, porque a Secretaria respondeu rapidamente com plantio de novas mudas, depois de uma ocorrência como essa ventania”.
Segundo o diretor do Departamento de Áreas Verdes Públicas, Kayan Rossy, essa é mais que uma ação de reposição dos vegetais perdidos no dia 19 de julho. “Essa ação é também uma adequação, pois os vegetais que estão sendo plantados são adequados para a arborização urbana. Cada local de plantio foi programado, de maneira a não termos problemas com essas árvores no futuro”.