Mais de 250 crianças da Terra Firme comemoram o Dia da Árvore no Bosque Rodrigues Alves

As crianças do centro educacional do bairro da Terra Firme começaram a programação do Dia da Árvore no Bosque Rodrigues Alves participando de uma trilha ecológica (Ascom;/ Semma)

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), ofereceu uma programação especial no Bosque Rodrigues Alves – Jardim Zoobotânico da Amazônia para mais de 250 crianças do bairro da Terra Firme para marcar o Dia da Árvore, comemorado anualmente no dia 21 de setembro. Ao longo de toda a manhã, os meninos e meninas participaram de uma série de atividades, que incluiu trilhas ecológicas, visitação aos espaços dos animais e plantio de espécies nativas.

Os visitantes mirins são alunos do Centro Educacional Amisadai e começaram o passeio no Bosque fazendo trilhas em todo do parque zoobotânico, orientados pelos professores da instituição de ensino e monitores do Departamento de Educação Ambiental do Bosque.

“A maioria desses meninos só conhecem os animais daqui do Bosque por uma tela de celular ou televisão, porque onde a maioria mora é desprovida de arborização. Então, elas estão aproveitando o dia de hoje pra que possam ter contato real com plantas, com os animais, além de plantar, pela primeira vez, uma espécie da floresta amazônica, isso com o único objetivo de aprenderem a preservar a floresta na vida deles” disse a coordenadora do Centro Educacional Amisadai, Kátia Melo.

Visita ao Jardim Sensorial 
Um dos momentos que despertou a curiosidade dos das crianças foi a visita ao Jardim Sensorial, que chamou a atenção até mesmo dos monitores da escola. Cada um foi orientado a fechar os olhos, circular pelo espaço, sentir o cheiro das plantas e tocá-las, para que fosse percebida a textura das espécies.

A coordenadora do Departamento de Educação ambiental do Bosque, Rosângela Costa, comentou que “essas ações são extremamente importantes, pois estamos plantando sementes que contribuem na formação de futuros adultos conscientes para a preservação e respeito ao meio ambiente”.

Plantio de mudas 
Os pequenos visitantes finalizaram o passeio participando do plantio de 20 de mudas de espécies que estão em extinção, como cedro e pau-brasil, algumas delas vivenciando essa experiência pela primeira vez.

Gabriel Oliveira, de 8 anos, foi um dos alunos que nunca tinha plantado uma árvore antes. “Foi legal, a gente coloca a árvore, depois a terra e depois água, eu quero fazer de novo isso”, disse animado o menino.

Segundo o diretor de Gestão de Áreas Especiais (DGAE) do Bosque Rodrigues Alves, Alexandre Mesquita, a gestão do espaço aposta no público infantil para conscientizar a população de Belém sobre a preservação do meio ambiente. “A gestão disponibiliza os espaços do Bosque para que as escolas possam trazer seus alunos para visitas monitoradas, com o objetivo de que despertem o interesse pela preservação do meio ambiente”.

Serviço – As escolas podem solicitar visitas ao Bosque Rodrigues Alves de terça a sexta-feira, por meio do endereço eletrônico da instituição (bra@semma.pmb.pa.gov.br).

Texto: Antonio Carlos, via Agência Belém

Deixe uma resposta