Em Belém, pré-conferências reúnem educadores e sociedade civil para debater o futuro da educação na cidade

As propostas apresentadas durante as plenárias visam garantir o direito da aprendizagem e a participação integral da comunidade dentro da escola (créditos: Ascom/ Semec). 

Durante esta semana, as escolas municipais de Belém estão bastante movimentadas com a realização das Pré-conferências de Educação, que contam com a participação dos educadores da rede municipal e organizações da sociedade civil.

A Secretaria Municipal de Educação mobilizou os educadores das Unidades de Educação Integral, com o intuito de debater melhor as metas do Plano Nacional de Educação dentro do monitoramento do município, para contribuir com textos, metas e estratégias na melhoria do ensino na capital paraense. Os educadores se dividiram em 17 grupos de trabalho, compostos pelas escolas dos distritos e da capital.

“É de grande importância as nossas pré-conferências municipais, porque são momentos importantes para contribuições na nossa concepção de educadores e sociedade civil no nosso projeto de educação”, informa a secretária de Educação de Belém, Araceli Lemos.

A secretária de educação, Araceli Lemos, destacou a importância da participação de todos nesse processo de construção coletiva para avançar na educação municipal.

Garantia – A representante dos conselheiros escolares do distrito Dasac (Sacramenta), Karina Portal, afirma que todas as propostas visam garantir o direito à aprendizagem e à participação integral da comunidade dentro da escola. “O nosso objetivo é contribuir na melhoria da educação que iremos precisar nos próximos 10 anos, porque serão nossos filhos e netos que estudarão nas Unidades Educacionais Integradas”.

Encontros distritais

Durante as conferências preparatórias, os trabalhadores da educação, pesquisadores e representantes da sociedade civil debateram as políticas públicas para a educação, a partir da apresentação de dados e avaliação de metas e estratégias que subsidiam os trabalhos para a construção de uma proposta a ser unificada nas conferências municipal, estadual e posteriormente, a nacional.

Estas metas visam, por meio de políticas públicas para uma educação de qualidade socialmente referenciada, a garantia de direitos, dentre eles, o de acesso e permanência dos estudantes na escola, bem como, a gestão democrática, a valorização dos trabalhadores da educação, a educação integral, dentre outros, compreendendo a pluralidade dos territórios e as diferenças socioculturais de todos os distritos administrativos de Belém.

A diretora da Unidade de Educação Infantil (UEI) Casa da Amizade, Monique Cruz, contou que participa pela primeira vez das pré-conferências. Ela participou da reunião do distrito de Icoaraci (Daico) realizado na Escola Municipal Liceu Mestre Raimundo Cardoso.

“As pré-conferências estão sendo um momento diferente, único para mim, porque aqui nós estamos tendo a oportunidade de participar ativamente das discussões que envolvem a educação infantil e fundamental, e propor soluções para o convívio diário que nós professores temos com os alunos”, afirma Monique Cruz.

Programação das pré-conferências distritais presenciais:

11/10 (quarta-feira)
Daout 
Das 08h às 13h – Auditório da Funbosque
Das 09h às 13h – Escola Municipal Sebastião Quaresma
Dabel
Das 08h às 13h – Auditório da Faculdade Estácio

17/10 (terça-feira, das 8h às 13h)
Damos – Auditório da Unama (Av. Alcindo Cacela).

18/10 (quarta-feira, das 14h às 18h)
Daent – Auditório da Escola Estadual Marechal Cordeiro De Farias.

Texto: Leandro Muller, via Agência Belém

Uma resposta para “Em Belém, pré-conferências reúnem educadores e sociedade civil para debater o futuro da educação na cidade”

Deixe uma resposta