Comitiva da ONU visita Belém para conhecer preparativos da cidade para a COP 30

Foto: Ponto de Pauta

Chega a Belém nesta semana – e deve ficar até dia 13 de outubro – uma comitiva da Organização das Nações Unidas para conhecer os projetos que prepararão a cidade para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em 2025.

Um conjunto de obras e ações vem sendo planejadas pela Prefeitura de Belém, e pelos governos do Pará e do Brasil. Além delas, devem ser apresentadas também soluções pensadas em matéria de logística e hospedagem, que são as principais preocupações, já que a cidade deve receber mais de 50 mil pessoas durante o evento.

Na última semana, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou mais R$ 3,2 bilhões em crédito para preparar Belém para a COP 30.

Belém receberá obras de de mobilidade

Entre obras em execução, em fase de licitação ou em negociação com governo federal e agências de financiamento, a Prefeitura de Belém está viabilizando a reurbanização e implantação de terminais e corredores exclusivos para ônibus na avenida Júlio Cesar, além da implantação de mais um corredor do BRT. É uma obra incluída no Programa de Aceleração de Crescimento-PAC recentemente lançado pelo governo federal.

Outra obra de fundamental importância é a duplicação da avenida Bernardo Sayão, obra financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que já está em execução pela Prefeitura de Belém.

Também está em andamento o projeto do novo Canal do São Joaquim, que passará a ser um rio navegável, área de lazer e parque vertical. A primeira fase do projeto foi financiada pelo governo federal e será executado pela prefeitura de Belém.

A Prefeitura também apresentou um projeto junto ao Ministério das Cidades para drenar e pavimentar 165 vias distribuídas em todos os distritos da cidade, para que a COP deixe um legado para a periferia da cidade.

Deixe uma resposta