Equipe de Educadores Ambientais da Sesan percorre o bairro do Jurunas (Ascom/ Promaben)
Melhorar as condições de vida da população a partir da educação ambiental e sanitária e da participação na gestão pública. Estes são os objetivos básicos da Capacitação de Agentes Urbanos de Educação Ambiental e Sanitária e da Oficina de Gestão Participativa que a Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), dá início nesta quarta-feira, 25, e que segue até a próxima sexta-feira, 27.
As qualificações ocorrem, simultaneamente, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Silvio Nascimento, localizada na travessa Apinagés, esquina com avenida Alcindo Cacela, no bairro da Condor, das 14h às 17h. Com isso, a Prefeitura de Belém busca formar agentes multiplicadores de educação ambiental e sanitária, atuantes na gestão participativa para trabalhar com grupos e comunidades na construção coletiva de conhecimento para tomada de decisões dentro dos princípios de sustentabilidade.
Aos participantes, serão apresentados os princípios, mecanismos e instrumentos institucionais de estímulo à utilização e desenvolvimento desses conhecimentos e habilidades.
Os 20 moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação, na Bacia da Estrada Nova, área de intervenção do Promaben, participarão do evento. Eles aprenderão noções básicas de saneamento, incluindo o tratamento e abastecimento de água, sistema de coleta e tratamento de esgoto, rede de drenagem urbana, resíduos sólidos e coleta seletiva, além de noções básicas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável e legislação ambiental Municipal, Estadual e Federal.
A Oficina será ministrada pela engenheira Ambiental, Rosa Helena Ribeiro Cruz, coordenadora de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.