A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realiza a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2023) nas escolas da rede municipal. O Saeb é um conjunto de avaliações que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utiliza para fazer uma análise da educação básica no Brasil e identificar fatores que podem afetar o desempenho dos alunos.
“Por ser uma prova importante, a preparação dos estudantes está sendo tranquila. Estamos preparando eles desde o ano passado, por meio de provas e simulados no estilo do Saeb”, explica a diretora da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santana do Aurá, Carine Coelho.
Preparação – O Saeb é uma forma de avaliação de aprendizado demonstrado pelos alunos avaliados, explicando esses resultados com base em várias informações contextuais.
“Eu estou preparada para a prova porque fizemos muitos testes na escola e também estou estudando em casa, então não vejo a hora da prova acontecer para eu tirar uma boa nota”, relatou a estudante da rede municipal, Lariane Carneiro.
“O nervosismo é grande, porque é a primeira vez que faço essa prova. Como estou estudando bastante, espero me sair muito bem”, diz Maria Silva, estudante da rede municipal.
Testes – Por meio de testes aplicados na rede pública de ensino, os resultados oferecem recursos para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas nacionais de educação.
“As dificuldades existiram ao longo do ano, mas buscamos trabalhar em cima delas para que os alunos conseguissem assimilar o conteúdo para fazerem uma boa prova”, afirma a coordenadora pedagógica da EMEIF Santana do Aurá, Quelem Kallfmam.
Rede municipal – As provas do Saeb começaram a ser aplicadas dia 23 de outubro e seguem até o dia 17 de novembro nas escolas municipais de Belém, seguindo um cronograma diferente em cada unidade.
Via Agência Belém