Algumas obras realizadas pela Prefeitura de Belém visando à Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (COP-30) foram visitadas na tarde desta quinta-feira, 16, por uma comitiva de ministros do Governo Federal.
O Complexo do Ver-o-Peso, cujo projeto feito pela Prefeitura de Belém está pronto, e o Mercado de São Brás, onde as obras já estão avançadas, foram dois pontos de visita dos ministros Rui Costa, da Casa Civil; Jader Filho, das Cidades; e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos. A comitiva foi acompanhada pelo coordenador do Comitê Executivo Municipal para a COP-30, Luiz Araújo.
O primeiro ponto de parada foi no mercado do Ver-o-Peso, onde os ministros visitaram a feira e os mercados de Carne e Peixe. O espaço, assim como todo o Complexo, será revitalizado pela Prefeitura de Belém. Serão investidos mais de R$ 65 milhões, com os recursos já garantidos via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
“Nós estamos com uma comitiva de ministros do Governo Federal, que veio para o lançamento do PAC e eles pediram para visitar algumas das obras que estão sendo tocadas pela Prefeitura e são preparatórias para a COP”, disse Luiz Araújo. “Nós visitamos o Ver-o-Peso, que tem recurso garantido junto ao IPHAN para a obra. E essa aqui, do Mercado de São Brás, está sendo tocada com o empréstimo da Caixa e do Banco do Brasil. É uma visita para ver o andamento das obras e como é que a Prefeitura está se preparando e agilizando as obras para a gente chegar à COP. Também é uma visita que mostra o prestígio da Prefeitura de Belém junto ao governo federal”, pontuou o secretário.
Joia arquitetônica
Outro local visitado pela comitiva foi o Mercado de São Brás, em revitalização e readequação pela Prefeitura de Belém. Com mais de 30% dos serviços concluídos, a obra já está na fase da construção do estacionamento e a previsão de entrega é para o segundo semestre de 2024.
“O serviço está no ritmo adequado, condizente com aquilo que estava pensado”, destaca Lélio Costa, diretor-presidente Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem). “É uma obra que vai ser entregue certamente no segundo semestre do ano que vem. O mercado vai ter uma função não só turística, mas cultural, arquitetônica, histórica, gastronômica, uma referência para o Brasil e para o mundo”.
Além das obras municipais, a comitiva e o governador do Pará, Helder Barbalho, visitaram dois prédios federais que podem servir de hotéis durante a COP-30: o primeiro, onde ficava a Receita Federal, no início da avenida Presidente Vargas; o segundo, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na avenida Nazaré. Também foi visitada as obras do Porto Futuro II e do Parque das Cidades, ambas do Governo do Estado.
Via Agência Belém