Créditos: Luis Miranda/ Semec

Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou na manhã desta segunda-feira, 27, no auditório da escola estadual Visconde de Souza Franco, o seminário “Escola em Tempo Integral no Ensino Fundamental: princípios, orientações e Experiência de sucesso”.

O evento foi organizado pela coordenadoria de ensino fundamental (Coef) da Semec com o objetivo de debater e apresentar propostas para implantação do programa de escolas em tempo integral em 43 unidades de ensino municipais.

“Os pais, os alunos e toda a comunidade escolar precisam abraçar o tempo integral. O convite aos gestores foi pra gente pensar juntos a maneira como vamos trabalhar dentro das nossas escolas essas turmas”, esclareceu Jaqueline Rodrigues, diretora de educação da Semec.

Comissão de Trabalho para implantação das escolas em tempo integral formada por 11 coordenadorias da Semec.

Tempo integral

Na rede municipal já existem cerca de 264 turmas de educação infantil em tempo integral. No ensino fundamental, foi implantada uma escola-piloto com esse modelo de educação, que é a Escola de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF) Satélite.

Para 2024, a intenção da prefeitura é implantar em 43 unidades de ensino fundamental novas turmas em tempo integral.

“As escolas estão bem receptivas para o programa, isso ajuda muito na implantação de novas turmas”, comentou Erika Paiva, coordenadora da Coef.

O Liceu Escola do Paracuri Mestre Raimundo Cardoso é uma das 43 escolas que vão receber o programa e, ainda esse ano, 5 turmas em tempo integral serão implantadas no Liceu a partir do dia 5 de dezembro como experiência.

“O Liceu recebeu com muita alegria essa proposta. Nós acreditamos que, pela história da escola, pela equipe e devido ao trabalho que desenvolvemos, nós vamos fazer desse programa um sucesso”, disse Tay Sid, diretora do Liceu.

A secretária municipal de Educaçãl, Araceli Lemos: a escola em tempo integral tem quer ser prazerosa para os estudantes.

Palestras

Dentro da programação do seminário, foi apresentada aos participantes a comissão de trabalho da Semec, formada por 11 coordenadorias, que está à frente da implantação de novas turmas em tempo integral.

Houve ainda as palestras do professor Wilson Barroso, que falou sobre o espaço e o tempo na educação em tempo integral; da Professora Luciane Teixeira, que repassou orientações sobre o programa de educação em tempo integral na rede municipal; e o relato de experiência de uma escola de educação em tempo integral do campo com o Professor Jenijunio dos Santos.

Modelo atrativo

O evento terminou com a abertura de um espaço de diálogo entre os participantes.

Para a secretaria Educação, Araceli Lemos, que participou da mesa de abertura do seminário, a Prefeitura está trabalhando para implantar turmas em tempo integral que sejam atrativas para os estudantes.

“Não tenho dúvidas de que, com a participação, de forma democrática, iremos implantar uma escola em tempo integral prazerosa e atrativa para nossos estudantes. É por isso que esse seminário assume um papel importante nesse processo, debatendo e contribuindo com boas propostas”, falou a secretária.

Na próxima sexta, 01, a Prefeitura realiza o seminário sobre escolas em tempo integral na educação infantil da rede de ensino municipal.

Texto: Luis Miranda, via Agência Belém

Deixe um comentário