Belém entra na mobilização nacional do 1º de Maio contra a escala 6×1 – Foto: Elineudo Meira Chokito
Nesta sexta-feira, 1º de maio, trabalhadores de todo o país vão às ruas em mobilização nacional organizada por centrais sindicais e movimentos populares. As atividades reivindicam o fim da escala de trabalho 6×1 e a redução da jornada sem corte de salários. As organizações destacam que o modelo atual compromete a saúde e a qualidade de vida da classe trabalhadora.
A pressão nas ruas ganha novo impulso após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter encaminhado ao Congresso Nacional, em 14 de abril, o Projeto de Lei 1.838/2026, que propõe o fim da escala 6×1. A matéria tramita em regime de urgência, com prazo de até 45 dias para análise.
O projeto, em caráter de urgência constitucional, precisa de 257 votos na Câmara dos Deputados. No Senado, a aprovação exige maioria simples, desde que no dia da votação estejam presentes no plenário, no mínimo, 42 dos 81 senadores.
Além da jornada de trabalho, os atos deste 1º de maio incorporam pautas como combate ao feminicídio, regulamentação do trabalho por aplicativos, valorização do salário mínimo, redução da taxa de juros, igualdade salarial e ampliação da proteção social.
Em Belém (PA), a concentração está marcada para as 9h, em frente ao Ginásio Altino Pimenta, na Avenida Doca.








