Cinco anos da morte de Schafik Hándal: El Salvador homenageia o líder revolucionário

Por: Agência Venezuelana de Notícias –

San Salvador, 23 de janeiro – Nesta segunda-feira completam-se cinco anos do falecimento do líder revolucionário salvadorenho, Schafik Hándal. No país centro-americano ocorrem diversas atividades com o intuito de relembrar o dirigente e ex-candidato presidencial da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN).

Os tributos ao histórico dirigente começaram no sábado passado, com um ato popular na Praça Cívica da capital do país, e culminarão na segunda-feira à tarde, com a inauguração de um monumento a sua memória.

O secretário geral da FMLN, Medardo González, afirmou que, só agora, 18 anos após os acordos de paz que puseram fim ao conflito armado (em 1992), pela primeira vez a nação não está sendo dirigida por um governo oligárquico, de direita.

Já o deputado Jorge Schafik, filho do dirigente revolucionário, destacou que seu pai estaria orgulhoso das tarefas e programas cumpridos pela Frente, demonstrando que seu trabalho possui continuidade.

Schafik Jorge Hándal nasceu em 14 de outubro de 1930 e faleceu em 24 de janeiro de 2006.

Foi um dos cinco membros do Comando Geral da FMLN, no período da luta revolucionária no país, entre 1981 e 1992. Hándal também desempenhou papel como Secretário Geral do Partido Comunista Salvadorenho (PCS) entre os anos de 1973 e 1994.

Iniciou suas atividades políticas aos 14 anos, durante uma greve geral, onde trabalhadores de várias categorias permaneceram de braços cruzados, acelerando o fim da ditadura militar do General Maximiliano Hernández Martínez (1931-1944).

Foi exilado no Chile em 1950, onde estudou Direito. Durante os anos de exílio, participou ativamente como militante do Partido Comunista Chileno. Em 1957, regressou a El Salvador.

No período do pós-guerra e com a FMLN legalizada como partido político, Hándal foi eleito, em 1993, primeiro Coordenador Geral da organização. Já em 1995, foi nomeado líder da chamada Corrente Revolucionária Socialista dentro da agrupação.

Ao ser eleito deputado pelo Estado de San Salvador na Assembleia Legislativa, em maio de 1997, Hándal foi nomeado líder da bancada legislativa da FMLN, cargo que ocupou até o dia de sua morte.

Combatido pela direita salvadorenha representada pelo Partido Arena, o dirigente revolucionário foi um dos principais construtores das alianças que levaram ao triunfo da Frente nas eleições presidenciais de El Salvador, em 2006.

Durante os funerais de Hándal na capital salvadorenha, mais de 100 mil pessoas se despediram, assim como dezenas de dirigentes políticos de todo o mundo, reafirmando Hándal como um exemplo revolucionário.

Fonte: http://www.aporrea.org/internacionales/n173544.html

Tradução: Maria Fernanda M. Scelza

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading