Pela liberdade e atendimento das reivindicações dos bombeiros

Nota da Coordenação nacional da Intersindical

Pior salário do País, péssimas condições de trabalho e até dificuldades para chegar ao trabalho, pela inexistência de um direito básico como vale transporte levaram os bombeiros do Rio de Janeiro a ocupar o quartel, após meses de tentativas de negociação das reivindicações e inúmeras manifestações.

E o bombeiro parou.

Tratados como heróis nos últimos meses, no salvamento de fato heróico desses servidores às vítimas dos desmoronamentos no estado do Rio, agora são xingados de vândalos pelo governador Sérgio Cabral, que determinou a prisão de 439 de seus colegas.

Ao invés de atender às reivindicações, incorporar as gratificações, reajustar os salários, melhorar as condições de trabalho dos bombeiros, Sérgio Cabral manda prender os heróis que desnudaram a triste situação de milhares de pais de famílias, que arriscam suas vidas todos os dias socorrer a população, mas que são tratados pelo governo com os piores salários do Brasil e péssimas condições para desempenhar seu difícil trabalho.

Exigimos a imediata libertação de todos os bombeiros presos. É inaceitável a criminalização que o governo quer impor em mais este caso. Pelo direito de organização, manifestação, negociação e greve desses trabalhadores. Não será com os códigos militares que essa situação será resolvida.

Pelo atendimento das reivindicações dos bombeiros. Pela recomposição de poder de compra daqueles que nas horas difíceis são chamados de heróis. Reconhecimento é salário digno e condições apropriadas para realizar tão perigoso trabalho. Incorporação das gratificações, mecanismo fraudulento dos governos para reduzir salários.

A INTERSINDICAL conclama a que todas as organizações dos trabalhadores, parlamentares, partidos e demais movimentos sociais, para exigirmos a imediata libertação dos bombeiros presos. SOMOS TODOS BOMBEIROS! Façamos manifestações, manifestos, abaixo-assinados e todas as formas de manifestação em defesa da libertação dos bombeiros, além do reconhecimento de seu direito de organização.

Além disso, a INTERSINDICAL se soma às entidades que compõem o Movimento Unificado dos Servidores Públicos, MUSP, para fortalecer a unidade dos servidores e trabalhadores do estado Rio de Janeiro. Os profissionais da educação, dirigidos pelo SEPE, têm greve marcada para o dia 07. Os trabalhadores das escolas técnicas cruzam os braços a partir do dia 08. Setores da saúde também se organizam para exigir suas reivindicações.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading