Chama que ele vem e o dia municipal do carimbó


“Chama que ele vem”, uma referência do compositor Pedrinho Callado à imortalidade do Mestre Verequete, ícone da cultura paraense, homenageado no dia municipal do carimbó, dia 26 de agosto, em Belém. Difícil tarefa a de resumir as horas de emoção, mais aí está o vídeo, em precária edição, coisa de amador, uma injustiça em relação à importância do dia.

“Mundé – Manoel Amaral”
O SINTEPP cedeu o espaço Cultural “Mundé – Manoel Amaral” e todos os amantes do ritmo se uniram. Foi só… Ainda bem que o curimbó não se intimidou e resolveu rufar bem alto seu inconfundível som, convidando o povo pra festejar. Todas as tribos atenderam o chamado e se fizeram presentes. Unidos numa gigantesca roda de carimbó. De mãos dadas ou não, deixaram a emoção extravasar.

Estiveram por lá: Izan, Pedrinho Callado, Marcos Campelo, Aritanã, Adilson Alcântara, Augusto Rodrigues (filho do Verequete), Iracema Oliveira, Nego Ray, Balé Folclórico Paramazon de Icoaraci, Neno Freitas, Alcir Guimarães e um mundo de gente.

“Muiraquitã”
Agora é só esperar o próximo “Muiraquitã” em 2012. Se quiser, prefeito pode copiar. Mesmo que seja tarde, ainda existe tempo para aprender a respeitar esse ritmo genuinamente paraense.

O dia 26 de agosto foi consagrado por iniciativa da ex-vereadora (e hoje senadora) Marinor Brito, como o Dia Municipal do Carimbó e sancionado pelo então prefeito de Belém Edmilson Rodrigues.

VIVA 26 DE AGOSTO! VIVA O MESTRE VEREQUETE! VIVA O DIA MUNICIPAL DO CARIMBÓ!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading