Em Belém, ativistas do Xingu Vivo sairão às ruas para protestar contra ação repressiva aos indígenas que ocupam Belo Monte

 

ato ocupaçao_29maio_01Ativistas do movimento Xingu Vivo realizarão neste dia 29 de maio, às 16h, um ato público em solidariedade aos indígenas que ocupam Belo Monte e em repúdio à presença das tropas federais que se encontram no local. O ato será realizado em frente ao Consórcio Construtor de Belo Monte (Almirante Barros com Trav. das Mercês).
Os indígenas afirmam que não sairão por ordem judicial, e exigem a presença do ministroGilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República.
No canteiro ocupado, o clima é tenso entre indígenas e policiais. Segundo relato dos manifestantes, ameaças verbais e intimidação por parte da Força Nacional são constantes no canteiro. Ainda, um jornalista foi ameaçado de prisão e uma documentarista foi expulsa do canteiro por policiais enquanto entrevistava os indígenas. A energia elétrica na área em que os indígenas estão acampados continua cortada.

Deixe uma resposta