Com a suspensão da programação presencial do Carnaval 2021, em função da crise sanitária que atinge gravemente o Pará e a capital, a Prefeitura de Belém anunciou um carnaval diferente, cuja a programação vai envolver as escolas de samba e agremiações durante todo o ano.
O anúncio foi feito pelo prefeito Edmilson Rodrigues e pelo presidente da Fumbel, Michel Pinho, acompanhados da cantora Creuza Gomes, a Rouxinol do Pará, durante a sua live semanal, nesta segunda-feira (8).
O carnaval neste ano prevê uma série de atividades durante o ano para ajudar na geração de emprego e renda, de modo a compensar o prejuízo cultural e econômico do setor. Serão realizadas oficinas de formação para a valorização da cultura popular e atividades pedagógicas, envolvendo crianças, jovens e as comunidades, entre outras ações.
As atividades do setor carnavalesco, que ocorrem durante o ano, geram milhares de empregos, bem como, as festas espalhadas pela cidade, e envolvem diferentes setores da economia, sem contar o recolhimento de impostos sobre o consumo da época. Para isso, a Prefeitura vai destinar mais de 2 milhões de reais em subvenções, que serão parcelados durante o ano.
Um carnaval especial poderá ocorrer em novembro, caso a pandemia esteja controlada.