A volta dos “cata corno”: projeto de vereadora propõe ônibus 24 horas em Belém

Corujão” ou “Cata corno” eram os apelidos dados ao serviço de transporte coletivo da madrugada em Belém, na década de 90, implantado durante a primeira gestão do prefeito Edmilson, quando algumas linhas de ônibus passaram a operar durante 24 horas na cidade.

Belém poderá ter de volta as linhas noturnas, caso seja aprovado o Projeto de Lei apresentado pela vereadora Lívia Duarte (PSOL), em tramitação na Câmara Municipal de Belém. Segundo a parlamentar, o Projeto tem como finalidade fornecer ônibus 24 horas, facilitando a vida de muitas trabalhadoras e trabalhadores de Belém, em especial as mulheres.

Vereadora Lívia Duarte, autora do Projeto de Lei.

“Esse foi um compromisso que fiz lá na campanha, por entender a necessidade de ter um transporte público a qualquer hora do dia, garantindo mobilidade e segurança para todas as pessoas utilizam esse meio de locomoção”, comentou a vereadora.

Foto: No dia 26 de Julho de 1997, foi lançado o novo visual dos ônibus da região metropolitana de Belém, com a marcante pintura marajoara, e 20 ônibus passaram a rodar 24 horas, como o Icoaraci – São Braz e o Pedreira – Condor. Fonte: #Belém90.

Em 2001, Edmilson também sancionou a lei em que as paradas de ônibus coletivos, para embarque e desembarque de passageiros no município de Belém, são livres no período de horário compreendido de 24:00 h às 05:00 h.

Deixe uma resposta