Pesquisadores da Ufra divulgarão, nesta sexta (12), boletim com previsão da situação epidemiológica no Pará

O estudo se baseia nos dados oficiais fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por meio do grupo de estudos Boletim COVID-PA, retomou a pesquisa de projeção de óbitos e ocupação de leitos de UTI (unidades de terapia intensiva) causados pela pandemia de Covid-19 no estado do Pará. O estudo, realizado por uma equipe de pesquisadores com coordenação da instituição, utiliza modelagem matemática e Redes Neurais Artificiais (RNA) para entender o comportamento da doença no estado e em suas Regiões de Saúde. Os dados serão utilizados pelo Governo do Estado como referência técnico-científica para auxiliar nas políticas públicas de enfrentamento à pandemia.

O novo boletim será divulgado nesta sexta-feira, 12 de março de 2021, mas dados preliminares sugerem tendência de aumento de casos de Covid-19 no Pará como um todo, especialmente na Região Metropolitana de Belém. Ainda é possível observar uma tendência de estabilização da curva na região do Baixo Amazonas para os próximos dias. Os pesquisadores alertam, no entanto, que o patamar de casos no Baixo Amazonas se mantém elevado, apesar da tendência de estabilização, por isso é preciso avaliar a situação com cautela.

O coordenador da pesquisa, professor Jonas Castro, alerta: “Todas as previsões dependem do comportamento da população. Distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos, tudo isso terá reflexos na curva, podendo adiar ou não um novo pico pandêmico”.

Ao longo de seis meses em que vinha sendo divulgado periodicamente em 2020, o Boletim COVID-PA apresentou uma taxa de acerto acima de 95%. O estudo se baseia nos dados oficiais fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Fonte: Ufra

Deixe uma resposta