Um canadense, um sorriso, uma surpresa.
Oi, my love, mon amour! Voltei! E vim aqui contar pra vocês o que os canadenses acham dos brasileiros de modo geral!
Antes de qualquer coisa, preciso dizer que vou falar da minha experiência. Não, my dear! Não é um pesquisa. Mas também não se trata de achismo puro e simples. É a visão de uma pessoa que mora há 1 ano e 5 meses em Ottawa, capital do Canadá, e que já tem algumas histórias pra contar.
Primeiro de tudo: a maioria dos canadenses adora uma boa conversa, e são bastante receptivos com imigrantes, independente do país de origem das pessoas.
Normalmente quando me apresento, as pessoas já sabem, tanto pela minha pronúncia, quanto pela minha aparência, que sou de algum outro lugar do mundo. E vem a pergunta: where are you from? (de onde você é?). Mon chéri, falo, timidamente, que sou do Brasil. E a reação dos canadenses é imediata! Eles abrem um sorriso bem largo e fazem uma cara de surpresa que eu amoooo! Daí, eles já engatam falando das belezas naturais de nossa “terra brasilis”. Até aí tudo bem!
Entretanto, é quase unânime um outro questionamento: como vocês elegeram aquele presidente? Sim, my sweethearts! Estou falando do “Capitão Cloroquina”. E já ouvi pelo menos uma dúzia de pessoas o qualificarem como “disgusting” (nojento).
Essa é a parte vergonhosa de se intitular, nesse momento de pandemia, como brasileira! Já era ruim em 2019, no primeiro ano de (des)governo, imaginem em 2021 com todo o negacionismo em relação à ciência! É de se lamentar!
No mais, as pessoas que moram no Canadá, sejam elas canadenses, residentes permanentes ou temporários, se alegram ao saber que sou brasileira e que tenho muitas coisas boas para falar do meu Brasil.
Algumas pessoas questionam sobre a escolha que fiz, de mudar de país. E a minha resposta é imediata: tenho sonhos e vim para realizá-los.
É isso!
Kisses, e continuem usando máscara, “lambrecando” as mãos com álcool em gel e mantendo o distanciamento social! Nada de aglomerar, viu people?! PLEASE!
Nos vemos na próxima semana!
Beijos e… see you!
“…O Brasil, samba que dá / Para o mundo se admirar / O Brasil, do meu amor / Terra de nosso Senhor…” (Ary Barroso)
Maíra Carvalho é professora de português e inglês graduada pela UFPA. Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária pela UEPA. Professor AD4 da Secretaria de Estado de Educação do Pará. Bacharel em Direito pela FABEL. Chef de Patisserie pelo Algonquin College. Mora há um ano e 5 meses em Ottawa, ON, Canadá.