
A clínica de campanha de Mosqueiro já está funcionando. O local está equipado para atendimento dos casos suspeitos de Covid-19 na ilha, além de promover a separação das demandas diversas realizadas pelo Hospital Geral, sobretudo, as que envolvem mulheres grávidas, crianças e pessoas idosas. A clínica foi erguida numa tenda anexa ao HGM com ambiente de triagem, consultórios médicos e áreas para os testes PCR (teste do cotonete) para comprovação ou não dos sintomas da doença.
Segundo o diretor geral do HGM, Eduardo Barros, na sexta-feira, 19, e sábado, 20, não foram registrados óbitos por Covid-19 no hospital, levando a uma estabilidade nos casos.
“A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro, Secretaria Municipal de Saúde e Câmara Municipal, não vai deixar ninguém desamparado nesta hora tão difícil de enfrentamento à Covid-19. Nós vamos atendê-los nessa estrutura de policlínica com médicos e suporte técnico para os casos suspeitos da doença”, disse Vanessa Egla, agente distrital de Mosqueiro, durante visita ao local, na tarde deste domingo, 21, acompanhada pelo diretor Eduardo Barros e a vereadora Enfermeira Nazaré (Psol).
A clínica de campanha de Mosqueiro soma-se às demais já em funcionamento em Belém anexas as UPAs da Sacramenta e Marambaia. De acordo com Eduardo Barros, essas estruturas compõem o plano de contingência estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), visando o enfrentamento à Covid-19 no município de Belém. Em Mosqueiro, a clínica de campanha vai desafogar os atendimentos concentrados no Hospital, que agora, terá condições de separar os casos suspeitos e seguir com a demanda de outros casos de urgência e emergência em sistema de 24h. As cirurgias eletivas, que não exigem urgências, estão suspensas, mas as consultas médicas com clínicas especializadas estão mantidas.
O HGM, segundo o diretor Eduardo Barros, registrou uma ligeira estabilidade nos casos de óbitos por Covid-19. “Há dois dias, não registramos mortes em decorrência da doença, mas estamos mantendo uma retaguarda de leitos porque não sabemos como será o comportamento dos casos daqui pra frente. O importante é que estamos com o reforço da policlínica e na parceria com os demais serviços da Prefeitura de Belém, ou seja, onde for necessário, nós também estaremos direcionando o suporte técnico”, explicou o diretor.
Casos suspeitos – O atendimento na clínica de campanha do Mosqueiro é exclusivo aos casos suspeitos de Covid-19. Os sintomas mais acentuados são dores no peito e falta de ar. Outros casos mais leves, como dores de cabeça, podem ser avaliados nas Unidades Básicas de Saúde mais próximas da residência do paciente. Em Mosqueiro, as de maiores referências em Saúde Especializada da Família (ESF) funcionam em Carananduba e Maracajá, na Vila.
A agente distrital Vanessa Egla pede às pessoas para respeitarem as regras do lockdown, ficando em casa, mantendo o distanciamento social, higienização das mãos, uso de máscaras e só procurem as unidades de saúde ou o HGM em casos de necessidade. “A vacina está chegando, vamos evitar aglomerações porque vidas são importantes, nossas vidas precisam ser preservadas e devem estar sempre em primeiro lugar”, destacou Vanessa Egla.
Vacinação – Além do esquema especial de atendimento clínico, Mosqueiro avança com campanha de vacinação contra a Covid-19. Já foram imunizados os servidores da saúde, quilombolas e idosos. O último grupo da faixa etária de 69 e 68 anos recebeu a primeira dose da vacina neste fim de semana. A campanha abriu no sábado, 20, com idosos de 69 anos. Neste domingo, 21, foi a vez do público da faixa etária de 68 anos. O movimento nos locais foi tranquilo.
De acordo com a coordenadora de Saúde do Distrito Administrativo de Mosqueiro (DAMos), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Rosete Assis, a procura pela vacinação foi grande. O balanço que ela faz é positivo com a população buscando a imunização nos três pontos de atendimento, sempre evitando a aglomeração. Os idosos acamados também estão sendo vacinados normalmente.
Por Selma Amaral – Agência Belém
Foto: Agência Distrital de Mosqueiro