
Nesta segunda-feira, 29, os prefeitos e prefeitas que integram o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) definiram, por meio de uma votação virtual, os diretores da associação. Com 682 eleitores e 2.970 votos – já que o peso de cada voto varia de acordo com o número de habitantes dos municípios – o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, foi eleito o presidente do consórcio; o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, foi eleito primeiro vice-presidente; e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, ficou como segunda vice-presidente.
Além deles, mais 15 prefeitos e prefeitas assumem a diretoria do Conectar e outros seis gestores municipais integram o conselho fiscal do consórcio. “Temos uma diretoria unificada no bom propósito de comprar vacinas, de dialogar com os laboratórios do mundo inteiro e de viabilizar o maior número possível de vacinas voltadas à imunização do nosso povo”, enfatizou o prefeito de Belém.
Compra – A partir da posse da diretoria, que ocorrerá na manhã desta terça-feira, 30 de março, o consórcio poderá então começar as tratativas com laboratórios nacionais e estrangeiros para a compra de vacinas contra a Covid-19. A meta do consórcio é comprar 20 milhões de vacinas para acelerar o processo de vacinação no Brasil.
“É uma necessidade e uma urgência nacional prefeitos dos mais diversos partidos, visões políticas e ideológicas, unidos para comprar vacinas por meio de um consórcio nacional”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues. Além da compra de vacinas, o consórcio também busca adquirir medicamentos e insumos para combater a pandemia da Covid-19 nos municípios brasileiros.
Por Juliana Brito – Agência Belém