
Basta prestar atenção nas imagens dos jornais e televisão para notar que a equipe da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Belém é, até aqui, majoritariamente composta por mulheres. Elas são a maioria dos mais de mil profissionais que atendem a população nos pontos de vacinação.
Um contingente que trabalha de forma incessante para conter a pandemia e já ajudou a colocar a capital na liderança do ranking de vacinação no Brasil, com 22,4% de sua população vacinada com a primeira dose.
Em entrevista à Revista Fórum, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, fez referência ao trabalho delas e explicou o motivo pelo qual a cidade, apesar de seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI), apresenta índice de vacinação tão superior às demais capitais brasileiras. Segundo Edmilson, isso se deve à eficiência de sua equipe de saúde aliada à articulação conjunta entre a prefeitura de Belém e de cidades da região metropolitana, além do governo estadual.
“Uma coisa é a equipe técnica de alto nível, um grupo bastante treinado e preparado, um exército de quase mil pessoas, com 90% de mulheres, o que já faz uma diferença significativa, com o grau de dedicação. Com a qualidade técnica, o engajamento dos servidores públicos e ao mesmo tempo as decisões que tomamos de isolamento, tivemos um controle do processo e pudemos planejar melhor a política de imunização, avalia Edmilson.
Redação:
pontodepautapara@gmail.com