O caramanchão está quase pronto e será devolvido ao público igualzinho como foi construído a primeira vez

O local é um dos principais pontos turísticos da ilha de Mosqueiro. Foto: ADMOS

O caramanchão da praia do Chapéu Virado está quase pronto e será devolvido ao público igualzinho como foi construído a primeira vez, em 1944. O local é um dos principais pontos turísticos da ilha de Mosqueiro.

Abandonado há anos, o logradouro desabou no dia 5 de fevereiro, após ser atingido por fortes chuvas e ventania, bastantes comuns na região nesta época do ano.

A arquiteta Márcia Gomes, responsável pela obra de reforma, fez uma pesquisa histórica sobre o elemento urbano e descobriu que ao longo das reformas a peça sofreu alterações nas medidas originais e nas cores. “O caramanchão não deve ser pintado, respeitando a tonalidade da madeira e o tamanho original é de 10×10 na base e 7×8 nas peças de cima”, explicou a arquiteta, quando esteve vistoriando a obra, na sexta-feira, 9.

O caramanchão é uma obra de interesse público, conforme classificação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) podendo ser reformado ao sofrer dano, como foi o caso desse elemento do Chapéu Virado, que desabou após forte ventania e por estar com avarias na estrutura.

A vistoria faz parte do processo de reforma e foi acompanhada pelo engenheiro civil Augusto Monteiro (Seurb); João Albernaz e Valdir Barbosa, assessor e fiscal da ADMOS, respectivamente.

Com informações da Agência Distrital de Mosqueiro (ADMOS)

Deixe uma resposta