Prefeito Edmilson destaca ações dos 100 dias de gestão

Edmilson citou diversas ações realizadas nas áreas da saúde, saneamento, urbanismo, educação, cultura, meio ambiente e trânsito, que está transformando a vida da população da capital.

Segunda-feira é dia de live do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. E o encontro deste dia 12 de abril foi marcado pela comemoração dos 100 dias de gestão municipal. Durante a transmissão, o prefeito citou diversas ações realizadas nas áreas da saúde, saneamento, urbanismo, educação, cultura, meio ambiente e trânsito, que está transformando a vida da população da capital.

Edmilson Rodrigues destacou esforços no saneamento, com limpeza emergencial e o programa “Belém Bem Cuidada”; a proteção de áreas verdes e a manutenção da iluminação pública. O avanço da imunização contra covid-19 é outra ação positiva, com ênfase para o fato de a cidade de Belém estar entre as capitais que mais vacinaram no país, com mais de 437 mil doses aplicadas.

Em relação à educação, o prefeito ressaltou a volta às aulas, de modo não presencial, na rede municipal, ocorrida nesta segunda-feira, 12. Ele ainda explicou a parceria da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE) na produção e entrega de kits alimentação aos estudantes.

“A cesta vai alimentar a criança e sua família, e esse é um compromisso nosso. É uma despesa necessária enquanto houver pandemia para que as crianças não corram risco. A retomada da educação está ocorrendo aos poucos e com compromisso, pois não vamos iniciar aulas presenciais, enquanto os professores não estiverem vacinados e enquanto nossas crianças não estiveram protegidas totalmente”, enfatizou o prefeito.

Sobre o programa “Bora Belém” – uma cooperação com o governo do estado -, Edmilson Rodrigues ressaltou que segue firme no intuito de ajudar as pessoas mais vulneráveis, que se encontram na condição de pobreza e extrema pobreza. A renda cidadã beneficiou até o momento cerca de 1.500 famílias. Mais de 3 mil domicílios foram visitados pelos servidores da Prefeitura Municipal de Belém, na chamada busca ativa, mecanismo para evitar fraudes.

Evento Internacional – A escolha da cidade de Belém para sediar o X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), em 2022, foi um dos temas abordados pelo prefeito. O evento internacional coloca Belém em destaque e se, até lá, a pandemia estiver sob controle, proporcionará o aumento do turismo e aquecimento da economia, mobilizando desde taxistas e motoristas de aplicativos até a culinária local.

Cultura – No âmbito cultural, Edmilson Rodrigues ressaltou o mês dedicado aos povos indígenas, no qual é celebrado o dia do índio no próximo 19 de abril. Por isso, ele teve como convidada a indígena Célia Maracajá, que é cineasta, ativista cultural, atriz e diretora. Durante a conversa, ela ressaltou a cultura dos povos indígenas e as construções artísticas produzidas ao longo da vida, como a produção do curta-metragem Vento das Palavras.

Por Joyce Assunção – Agência Belém
Foto: reprodução

Deixe uma resposta