Projeto de coleta seletiva é implantado pela Agência Distrital de Icoaraci

A Agência Distrital de Icoaraci (ADIC), em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira  (Cocavip), pela primeira vez implementará um projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos em seus prédios. A mudança busca promover o bem-estar e boa qualidade de vida da população do distrito. A iniciativa também quer inspirar escolas das redes estadual e municipal de ensino, empresas, comércios, bairros, tendo como base teórica a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Nesta quarta-feira, 05, dois servidores cada setor da ADIC participaram da primeira reunião de formação sobre o tema. O encontro possibilitou a discussão e a apresentação dos novos procedimentos quanto à separação do lixo orgânico e dos ítens que são possíveis de reciclar, como copos descartáveis, papel, papelão, garrafas PET, vidro, dentre outros.

Inclusão – De acordo com a ADIC, esse sistema é o primeiro passo para promoção da inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, por meio da geração de trabalho e renda e da ampliação do protagonismo da sociedade na gestão compartilhada de resíduos sólidos. Outra vantagem do sistema é, futuramente, o prolongamento da vida útil dos aterros sanitários, uma vez que menos lixo sendo destinado à área, mais tempo ela deverá durar.

A educadora ambiental da Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc), Emilly Silva, está apoiando, por meio de consultoria, a implementação desse sistema de coleta seletiva nos prédios administrados pela ADIC. “Estamos felizes com o convite da agente distrital de Icoaraci para colaborar na implementação desse projeto, inspirado na Coleta Seletiva Solidária e Cidadã, que ocorre na sede da Seduc desde 2011 e que já está em fase de ampliação para as escolas do estado. A coleta seletiva na ADIC é somente o início. Em breve, bairros, empresas, órgãos, também poderão se inspirar nesse modelo adotado pela Prefeitura de Belém”, explica a educadora.

Para toda a sociedade – A representante da Cocavip, Nádia da Luz, agradeceu o apoio da gestão municipal. “A parceria da nossa cooperativa com a Prefeitura de Belém não só é importante para a Cocavip, mas para toda a sociedade de Icoaraci, pois beneficia o meio ambiente. Eu não tenho palavras para agradecer a preocupação da Prefeitura com os catadores. Somos muitos gratos pelo reconhecimento do poder público, principalmente porque nossa categoria sempre foi excluída.”

A agente distrital de Icoaraci, Ellana Silva, falou sobre a importância do projeto. “A nossa gestão é comprometida com a natureza, com a nossa Amazônia. E temos muitos projetos pensados para a promoção da sustentabilidade no distrito de Icoaraci, sobretudo, garantindo geração de emprego e renda para nossa gente. Entretanto, precisávamos dar um primeiro passo, e será por aqui, pelos prédios administrados pela ADIC e com os nossos colaboradores. Será um plano piloto e em breve poderemos implantar em vários bairros e em escolas do nosso distrito de Icoaraci.”

Texto/Imagem: Agência Distrital

Deixe uma resposta