Hoje foi realizada mais uma rodada de negociações com as entidades que representam os servidores públicos.
A Prefeitura de Belém formalizou uma proposta de acordo, cujos pontos principais foram:
- O governo se comprometeu a não indicar a votação agora do projeto que majora a alíquota previdenciária de 11% para 14%. Ademais, assumiu o compromisso de repor as perdas dos servidores em caso de mudanças futuras.
- Aumento imediato do valor do vale alimentação, que passará de 270,00 para 370,00. É a primeira vez em 8 anos que o vale é reajustado. Isso representa um aumento de 37% no seu valor.
- Foi feita consulta ao TCM sobre a possibilidade de iniciar já o processo de aproximação ao valor do salário mínimo do valor pago atualmente no salário base dos servidores. Tal consulta é necessário devido vigência da LC Federal n 173, que congelou os salários de servidores até 31.12.21.
- A primeira parcela da recuperação será de 10% da diferença entre o salário base atual e o valor projetado para o salário-mínimo de 2022, o que corresponde a uma correção de 3,9% sobre vencimento atual. Caso a resposta do TCM seja negativa, o início da recuperação será feita em Janeiro de 2022.
Os representantes dos trabalhadores se comprometeram a avaliar a proposta em suas assembleias e nova rodada foi marcada para o dia 02/06.