
Os programas de renda cidadã Bora Belém e de qualificação e autonomia financeira Donas de Si, foram dois exemplos de política pública implantada pela gestão municipal, citados pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, durante entrevista concedida ao programa Sem Censura, da TV Cultura Pará, nesta terça-feira, 3.
O prefeito ressaltou as obras, serviços e programas que já foram desenvolvidos pela prefeitura nos seis primeiros meses de governo, além de responder a perguntas dos internautas.
Edmilson Rodrigues enfatizou que as duas iniciativas desenvolvidas ajudam a melhorar o desempenho da economia na capital paraense. O Donas de Si, ressaltou o prefeito, além de oferecer cursos de capacitação, tem como objetivo incentivar autonomia às mães que recebem o benefício do Bora Belém, oportunizando gratuitamente cursos na área de processamento de frutas e produção de doces e conservas. Ao finalizar o curso, as mulheres poderão abrir o próprio negócio com o auxílio do Banco do Povo de Belém, gerando emprego e renda.
Também foi enfatizada pelo prefeito a série de inaugurações de Unidades Básicas de Saúde totalmente revitalizadas nas Ilhas de Mosqueiro, Combu e Cotijuba, inclusive, com entregas de novos equipamentos, veículos e gerador de energia. Na Ilha de Mosqueiro, por exemplo, a população passou a contar, pela primeira vez, com um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na UBS do Maracajá.
O prefeito explicou sobre o processo de participação popular, através das plenárias do Tá Selado, que foram realizadas contemplando os 78 bairros da capital, entre ilhas e comunidades e que vai impactar na gestão de Belém, através das demandas dos moradores, que foram aprovadas e incluídas no Plano Plurianual (PPA 2022/2025), protocolado na Câmara de Vereadores na segunda-feira, 2.
Uma das prioridades apontadas pelo prefeito na área de infraestrutura é a macrodrenagem da Estrada Nova, retomada logo no inídio de sua gestão.
Entre os outros assuntos abordados durante a entrevista foram citados o programa de limpeza “Belém Bem Cuidada”, que levou uma série de serviços aos bairros e distritos da capital paraense; a limpeza histórica no complexo do Ver-O-Peso, de onde foi retirada cerca de 2 mil toneladas de lixo acumulados nos últimos 16 anos; limpeza e dragagem dos 65 canais de Belém; operação de recuperação de vias; modernização da iluminação pública; operações de crédito; construção da praça da juventude; mobilidade urbana; inclusão do transporte fluvial; habitação; e abrigos municipais.
Texto: Joyce Assunção
Foto: Mácio Ferreira