Aulas na rede municipal retornam dia 13 de setembro, de forma gradual e escalonada

Uma carta aos pais, mães e estudantes foi divulgada, nesta semana, pela Secretaria Municipal de Educação de Belém, assinada pela titular da pasta Márcia Mariana Bittencourt Brito, para explicar como se dará o retorno às aulas presenciais, previsto para o dia 13 de setembro, além de informar sobre as medidas que vem sendo tomadas para garantir segurança sanitária nas unidades de saúde do município.

Senhores (as) responsáveis e estudantes da rede municipal de ensino de Belém,

É com muita alegria que anunciamos a volta às aulas presenciais no próximo dia 13 de setembro, começando pela Educação Infantil. Esse retorno só será possível graças ao esforço da Secretaria Municipal de Educação (Semec) em antecipar a vacinação dos trabalhadores da educação, que hoje estão 100% imunizados contra a covid-19; e do trabalho incansável da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que executa uma bem-sucedida campanha de imunização em massa da população de Belém.

Na última quinta-feira, 26 de agosto, Belém comemorou os índices de apenas 7,1% de ocupação de leitos clínicos e de 3,1% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por pacientes de covid-19. Isso significa dizer que Belém está na contramão da maioria das capitais brasileiras e segue avançando com sucesso na luta contra pandemia.

Por isso, a Semec, assessorada pela Sesma, entende que este é o melhor momento de retorno às aulas presenciais, mas com prudência: de forma gradual e escalonada.

Para reiniciar as aulas estamos finalizando as seguintes providências:

1) Lançamento do aplicativo Guardiões e Guardiãs da Saúde na Educação, programa executado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e que prevê o monitoramento de casos de covid-19 e outros adoecimentos nas unidades escolares;
2) Contratação e treinamento de mais de 900 candidatos aprovados no último Processo Seletivo Simplificado (PSS); e
3) Distribuição da merenda escolar para toda a rede municipal de ensino.

Nosso retorno ocorrerá com todas as três providências finalizadas.

Esse é o compromisso desta gestão com a proteção e a saúde de toda
comunidade escolar. Assim, a Semec informa o novo calendário de retorno presencial gradual e escalonado:

  • 13 de setembro de 2021: retorno presencial da Educação Infantil com os alunos distribuídos em grupos de 25% das turmas e comparecimento presencial em dias alternados. As turmas de meio período retornarão em grupos com 33% dos alunos em dias alternados.
  • 20 de setembro de 2021: retorno presencial do Ensino Fundamental com os alunos distribuídos em grupos de 33% das turmas e comparecimento presencial em dias alternados.
  • 27 de setembro de 2021: retorno presencial da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) com os alunos distribuídos em grupos de 33% das turmas e comparecimento presencial em dias alternados.

Agradecemos a valiosa parceria e a colaboração dos responsáveis e dos estudantes da nossa rede municipal de ensino neste momento de pandemia de covid-19 e reforçamos o pedido de que continuem tomando todas as medidas preventivas e de proteção à vida de todos.

Juntos venceremos a covid-19 e conquistaremos uma #BelémVacinadaCidadeEducada.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading