Prefeitura de Belém prepara agentes de educação ambiental e fiscalização

O Curso de Agentes Urbanos de Educação Ambiental e Sanitária é uma ação do Programa de Educação Ambiental e Sanitária do Promaben

Líderes comunitários dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação estão sendo treinados pela Prefeitura de Belém para serem multiplicadores de conhecimentos de educação ambiental e fiscalização.

Eles estão participando do Curso de Agentes Urbanos de Educação Ambiental e Sanitária, promovido pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), que começou na manhã desta segunda-feira, 13, na escola municipal Antônio Carvalho Brasil, no bairro da Condor, e se estenderá aos dias 14 e 23 deste mês de setembro.

“Isso é de suma importância para que a gente mude a realidade que estamos vivendo nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação, de depósito irregular de lixo, degradação ambiental. Essas pessoas treinadas serão um canal direto com a Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, explica o subcoordenador Ambiental do Promaben, Alex Ruffeil.

Os participantes estão tendo aulas de Noções Básicas de Saneamento, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Legislação Ambiental. O curso está sendo ministrado pelas professoras da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ludetana Araújo e Marcilene Avelar.

A coordenadora de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Claudia Kahwage e o biólogo Abílio Ohana, também participam dos treinamentos.

Consciência ambiental para transformar Belém

Para Reinaldo Salinos, Belém foi transformada, ao longo dos anos, num verdadeiro lixão e agora a gestão municipal quer mudar essa consciência. “A gente vai fazer parte, fiscalizando, trazendo para dentro da nossa comunidade todos esses ensinamentos”.

“Eu não tenho nem palavras para agradecer essa parceria para fiscalizar o meio ambiente. Trabalhado em conjunto eu creio que a gente vai vencer e vamos avançar muito mais”, afirma Miguel Andrade.

O Curso de Agentes Urbanos de Educação Ambiental e Sanitária é uma ação do Programa de Educação Ambiental e Sanitária do Promaben, executada pelo consórcio TPF/Synergia.

Nesta terça-feira, 14, os participantes continuarão assistindo aulas teóricas na Escola Municipal Antônio Carvalho Brasil. No dia 23 eles visitarão as obras do canal de descarga Caripunas Beira-Mar, onde identificarão pontos críticos nos bairros.

No final do curso eles receberão certificados e estarão aptos a transmitir conhecimentos de educação ambiental e a fiscalizar o destino do lixo e outras questões ambientais dos bairros onde vivem.

Texto: Raimundo Sena – Agência Belém

Deixe uma resposta