O prefeito Edmilson Rodrigues criticou, através de suas redes sociais, a decisão divulgada nesta quinta (16), pelo Ministério da Saúde, de recomendar a suspensão da vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Edmilson também cobrou que essa decisão seja revista, garantindo assim o envio de doses para este grupo.
Esperamos que a essa decisão seja revista pelo @minsaude, com as doses necessárias enviadas, para que possamos proteger esses jovens, e assim, toda a sociedade.
— Edmilson Rodrigues (@EdmilsonPSOL) September 16, 2021
O governador Helder Barbalho também criticou a medida, afirmando que “a suspensão da imunização por parte do Ministério da Saúde é baseada em uma decisão unilateral e causa insegurança em milhões de brasileiros.”
Até o momento, o Pará já vacinou 174.839 pessoas desse público com a 1ª dose. Entendemos que a imunização deste grupo é fundamental para o equilíbrio da pandemia no Estado.
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) September 16, 2021
A medida tem sido criticada por diversos pesquisadores e cientistas da área da saúde, inclusive, por técnicos da própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo eles, a agência já monitora casos de efeitos adversos de quem recebeu esse imunizante e, se houvesse necessidade, a própria Anvisa teria recomendado a suspensão da vacinação no grupo.