
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, esteve no final da manhã desta sexta-feira, 17, no Complexo do Ver-O-Peso, onde almoçou e conversou com feirantes sobre as principais demandas da feira e também sobre a queda de vendas do peixe, devido à situação da síndrome de Haff, conhecida popularmente como Urina Preta. Na conversa, o gestor municipal esclareceu que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) está monitorando a situação na capital paraense e que até o momento não foi confirmado nenhum caso. Durante a visita, o prefeito reforçou que não é preciso ter medo de comprar o pescado.
“No momento há muitas fake news, que dizem que não se pode comer peixe. E isso está destruindo a dignidade das pessoas. Quem deixa de comer peixe deixa de comer uma proteína importante na alimentação. Então, convido todos a comprarem peixe no Ver-o-Peso e não deixar essa tradição de Belém sofrer por causa de mentiras. Peixe faz bem e jamais peixe vai ser veneno”, enfatizou o prefeito.
Os feirantes no setor da refeição também puderam conversar com o prefeito e apresentar outros problemas, como limpeza e segurança. No Mercado de Ferro, popularmente conhecido como Mercado de Peixe, o gestor municipal conversou com os vendedores do box da Peixaria da Conceição, os quais relataram a baixa procura pela iguaria, antes tão requisitada pelo belenense.
“É o momento de tranquilizar a população. Temos apenas um caso suspeito em Belém ainda sendo investigado, ainda não confirmado pelo laboratório. Nós estamos tratando isso como um caso pontual, tentando entender a origem do peixe, por exemplo. Mas realmente é um caso isolado”, ressaltou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma, Cláudio Salgado.
O titular da Secretaria Municipal de Economia (Secon), Apolônio Brasileiro, acompanhou o prefeito na conversa com os trabalhadores e se pronunicou sobre a síndrome de haff. “Não tem porque nós estarmos acreditando em notícias de whatsapp, se a ciência não está confirmando”.
Tá Selado – O gestor municipal aproveitou para informar que no próximo dia 21 de setembro, às 16h, haverá plenária do Programa Participação Cidadã Tá Selado, dedicada ao Ver-o-Peso. Nesta data, todos os setores vão ter a oportunidade de apresentar propostas de melhorias para o local.
Texto: Joyce Assunção – Agência Belém
Foto: Mácio Ferreira