
Com o objetivo de melhorar e ordenar o sistema de coleta de lixo no Complexo do Ver-o-peso, a prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) entregou nesta sexta-feira, 17, dez novos cointaners.
Os novos equipamentos têm capacidade de mil litros, cada, e foram distribuídos ao longo da feira do Ver-o-peso e da Pedra do peixe para evitar que os resíduos causem sujeira ao longo da via.
Segundo a secretária Municipal de Saneamento, Ivanise Gasparim, a aquisição dos novos cointaners faz parte do programa Belém Bem Cuidada. “Faz parte de um processo contínuo de organização e limpeza do nosso maior patrimônio, a nossa identidade, para que Belém seja sempre uma cidade bem cuidada”, declara Ivanise.
Limpeza Diária
O diretor de Resíduos Sólidos da Sesan, Pedro Piqueira, informa que a coleta dos resíduos nos cointaners no Ver-o-peso será feita diariamente, a fim de não provocar acúmulo de lixo na feira. “São novos cointaners, que nós não tínhamos mais no Ver-o-peso. Eles vão, não só ordenar, como também melhorar o sistema de coleta, principalmente evitando que o lixo fique exposto aos vetores de doenças, como ratos e urubus, com a coleta diária”.
“Esse tipo de equipamento vem ajudar a gente na limpeza da feira do Ver-o-peso, por isso são bem-vindos. É muito importante e o Ver-o-peso estava precisando, pois no momento eram poucos e estavam deteriorados”, declarou o coordenador do Instituto Ver-o-peso, Manoel Rendeiro, conhecido como Didi do Ver-o-Peso.
Fonte: Agência Belém