Edmilson vai retomar e reformar Mercado de São Brás, abandonado e entregue por Zenaldo à iniciativa privada

Foto: Osvaldo Forte/Agência Belém

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), anunciou que pretende retomar a gestão do Mercado de São Brás ao poder público municipal, atualmente sob o controle da inciativa privada.

O centenário complexo arquitetônico, jogado às traças pelo ex-prefeito Zenado Coutinho (PSDB) durante seus oito anos de mandato, foi entregue à iniciativa privada no final de sua gestão, com a promessa de que seria restaurado ao custo de R$ 46 milhões, valor estimatido à época. Zenaldo entregou o espaço público por 30 anos, numa transação sem transparência e marcada por críticas.

Ao que perece, tudo não passou de um “conto do vigário”. As condições do local só aprofundam a degradação. Nada foi feito, nenhuma satisfação à sociedade.

Em entrevista recente, Edmilson colocou o assunto na roda e comentou que já tem um projeto de reestruturação do espaço. “A ideia é que haja uma reestruturação em todo o complexo, desde a parte interna, até as vias laterais e estacionamento. Foi feita uma concessão do espaço na gestão passada, só que a empresa não cumpriu o que estava no edital, para iniciar a reforma e dar uso. A Procuradoria Geral do Município (PGM) entrou com processo para recuperar o prédio”.

Em 1999, o Mercado de São Brás foi completamente reformado e entregue à população no final da primeira gestão de Edmilson a frente a prefeitura. Em 2015, como deputado federal, ele também destinou, através de emendas parlamentares, recursos para reformas emergenciais no Mercado, que foram ignorados por Zenaldo.

Deixe uma resposta