Clube Amigo do Livro: um hábito saudável que enfrenta dificuldades por conta da pandemia

Um dos setores que mais sofre com a pandemia é o da cultura e educação, em especial as livrarias. De acordo com levantamentos da Yandeh, as livrarias brasileiras tiveram uma queda de 58% em vendas físicas. Segundo a Nielson Book, durante a pandemia houve um decréscimo de 8,8% ao longo do período em que, por conta do covid-19, a população precisou ficar em suas casas com maior frequência.

Durante este período, grandes livrarias acabaram por encerrar suas atividades e/ou tiveram de reduzir drasticamente o seu número de unidades, o que implicou também em uma massiva quantidade de demissões. Se colocarmos as lojas independentes neste cenário, o quadro é ainda mais delicado; diversas destas livrarias fora do eixo das grandes lojas, são empreendimentos mantidos hás anos dentro de famílias, em algumas vezes por décadas, como é o caso do Clube Amigo do Livro, de Belém do Pará, um clube de pessoas que realiza atividade textual, de leitura e de conhecimento há cerca de 20 anos e que vem lutando para manter o seu trabalho e sustento durante a pandemia.

Nas palavras de Aguinaldo Rosa, fundador do Clube Amigo do Livro, “o setor independente é o elo mais fraco de um área que se enfraqueceu bastante nesses últimos quase 2 anos, nós enxergamos o livro e o hábito de ler não apenas como algo imprescindível para a sociedade, mas também como o nosso sustento e nossa profissão”. Aguinaldo também é presidente da Associação dos Livreiros do Estado do Pará.

Aguinaldo Rosa, fundador do Clube Amigo do Livro (Feira do Livro)/ Acervo pessoal.

Ler é um importante hábito que devemos manter, não somente pela construção de conhecimento, mas também pela necessária manutenção de postos de trabalho e pela empatia de reconhecer os/as produtores/as de produção intelectual como profissionais.

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”, Paulo Freire.

Contra quem queira calar o conhecimento e manutenção da sabedoria, mantenhamos o fixo da leitura.

Para ajudar o Clube Amigo do Livro a manter suas atividades, vocês podem adquirir algumas obras nos links:

Site: http://www.clubeamigodolivro.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/LivrariaMarleneloja
Instagram: instagram.com/clube_amigo_do_livro
Email: clubamigodolivro@gmail.com

Uma resposta para “Clube Amigo do Livro: um hábito saudável que enfrenta dificuldades por conta da pandemia”

Deixe uma resposta