Belém 406 anos: Entrega de obras, medalhas e cerimônias religiosas fazem parte da programação do aniversário da cidade

Foto: Praça da República – arquivo Ponto de Pauta

No próximo dia 12 de janeiro, a cidade de Belém completa 406 anos de fundação. Para marcar a data, a Prefeitura Municipal montou uma programação especial, que inicia no dia 12 e segue até o dia 14 de janeiro.

Para o dia da fundação de Belém, 12 de janeiro, quarta-feira, a Prefeitura de Belém idealizou uma programação extensa para comemorar os 406 anos da cidade, que começa logo cedo, às 7h, com a realização da missa solene de ação de graças pelo aniversário da cidade na Catedral de Belém. A cerimônia contará com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do vice-prefeito da cidade, Edilson Moura, secretários municipais e demais convidados.

Às 9h, ainda do dia 12 de janeiro, é a vez da comunidade evangélica da cidade prestar sua homenagem a Belém. Membros da igreja Assembléia de Deus darão um abraço simbólico em Belém, tendo como cenário simbólico a praça no Relógio, no bairro da Cidade Velha.

A programação segue, às 9h30, com a assinatura do convênio entre Prefeitura de Belém e Governo do Estado, com o objetivo de garantir a reforma de 17 feiras e mercados do município. O governador do Pará, Helder Barbalho, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e outras autoridades devem participar dessa agenda alusiva ao aniversário de Belém.

Entrega de obras

Nos 406 anos de Belém, a Prefeitura entrega também obras para a população da cidade. A primeira delas é a entrega das obras do Canal do Tucunduba, que deve ocorrer às 11h. Às 13h, a Prefeitura de Belém devolve às comunidade a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Amância Pantoja, localizada na travessa Francisco Caldeira Castelo Branco, 2040, no bairro de Fátima, totalmente revitalizada.

O bairro da Cabanagem também está na lista dos presenteados no dia do aniversário de Belém, isso porque está na agenda de comemoração a entrega da Usina da Paz. O espaço, idealizado e gerido pelo Governo do Estado, pretende levar atividades de esporte, lazer e cultura para crianças e adolescentes da Cabanagem e bairros vizinhos.

A cerimônia de entrega da Usina da Paz está prevista para às 16h e deve contar com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e secretários estaduais e municipais.

O fechamento da agenda do dia 12 de janeiro, a Prefeitura de Belém vai oferecer a Medalha Francisco Caldeira Castelo Branco na Igreja de Santo Alexandre, às 20h. A honraria busca homenagear personalidades que contribuíram para a cidade de Belém em seu segmento ou área de atuação.

No dia seguinte do aniversário da cidade, 13 de janeiro, ocorrerá o ritual de bênção das águas em homenagem aos 406 anos de Belém. A cerimônia está marcada para acontecer no Portal da Amazônia, às 9h, e contará com a presença de diversas lideranças religiosas da cidade.

Ainda na quinta, 13, terá a entrega do edital do concurso do Parque Urbano São Joaquim, às 15h, no auditório da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), em Nazaré.

Para fechar as comemorações dos 406 anos da capital paraense, na sexta-feira, 14, a Prefeitura de Belém realiza a cerimônia que marca o início das obras de construção de um conjunto habitacional – nome ainda será definido -, que contará com 244 unidades habitacionais e 44 unidades comerciais. A agenda deve iniciar às 10h no canteiro de obras do conjunto habitacional, localizado na travessa Quintino Bocaiúva, esquina com a avenida Bernardo Sayão.

Ainda no dia 14 de janeiro, a Prefeitura de Belém entrega praças nos conjuntos Gleba I, no bairro da Marambaia, e Costa e Silva, no bairro do Souza. As entregas contarão com a presença do prefeito de Belém e secretários municipais.

Unidade fluvial – Na programação de aniversário de Belém está previsto, ainda, entregar para a população a Unidade Básica Saúde (UBS) Fluvial Camilo Viana, que ainda terá data confirmada para ser inaugurada. O objetivo é atender as comunidades ribeirinhas da cidade.


Fabricio Lopes – Agência Belém

Deixe uma resposta