Prefeitura de Belém entrega a Casa Rua para atender pessoas em situação de rua e refugiados

Em ato inédito, prefeito Edmilson inaugura a Casa Rua Nazareno Tourinho

No mês de comemoração do aniversário de 406 anos de Belém, a população paraense é presenteada com a inaugurção da Casa Rua Nazareno Tourinho, para atender pessoas em situação de rua e refugiados. O espaço, localizado na rua João Diogo, no bairro da Campina, vai oferecer acolhimento, condições básicas de alimentação, banho, curativos, cuidados com a saúde mental, tuberculose, hanseníase, HIV/ Aids e vacinação.

A casa, um projeto inédito na cidade, foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 18, pelo Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e faz parte da política pública de atenção primária à saúde.

“As políticas públicas devem ser voltadas para a garantia do exercício da cidadania. É importante a gente ter em Belém uma política de saúde, que ofereça serviço de saúde, assistência e que possa integrar políticas de geração de emprego, preparação para o trabalho e alfabetização de adultos e idosos. São essas ações que levam a cidade ser mais justa e mais feliz”, enfatizou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Serviço multiprofissional – A casa é uma unidade de saúde multiprofissional, especializada no atendimento de populações com maior grau de vulnerabilidade. “São pessoas em situação de rua, indígenas, refugiados e com elevado grau de pobreza. O espaço está preparado, profissionalmente e estruturalmente, para atender essa população”, disse o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Maurício Bezerra.

Segundo ele, a Casa Rua Nazareno Tourinho “supri uma deficiência que a nossa cidade sempre teve, considerando que essas grupos não tinham acesso à maioria dos serviços de saúde”.

O fucionamento do espaço, das 08h às 16h, se dá a partir do atendimento feito pela equipe do Consultório na Rua, que trabalha diariamente atendendo e mapeando pessoas em vulnerabilidade que são direcionadas até à Casa Nazaré Tourinho, onde irão receber o atendimento médico.

Para o coordenador da Referência Técnica de Populações em Situação de Vulnerabilidade, Thyago Rezende, o trabalho desenvolvido no Consultório na Rua vai ser ampliado no entorno do complexo do Ver-o-Peso com os serviços da Casa Rua Nazaré Tourinho. “Esse espaço aqui representa uma luz no Ver-o-Peso, porque a população dessa área estava completamente desamparada”.

A coordenadora Estratégia do Consultório na Rua da Sesma, Rita Rodrigues, comentou que “quando a gente tem um espaço desse de convívio, que é agregador, vira referência para uma população que não conseguia acessar os serviços de maneira tão rápida”. 

Estrutura –  O espaço está dividido em sala de enfermagem, sala médica, brinquedoteca, sala odontológica, sala de atendimento psicológico, banheiro, espaço para refeições e espaço para oficinas.

A Casa Rua leva o nome de um dos importantes nomes da literatura e da cultura paraense, premiado e membro da Academia Paraense de Letras (APL), Nazareno Tourinho, que morreu em 2018, aos 83 anos.

As obras literárias do homenageado ficaram conhecidas pela dedicação à vida a população em situação de rua. “Nós estamos muito felizes com a homenagem ao nosso pai Nazareno Tourinho, ele era uma pessoa muito sensível para com a desigualdade e exclusão. Ele utilizava de recursos em favor da população em situação de rua”, contou o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho.

Texto: Joyce Assunção

Deixe uma resposta