Evento em Belém celebra Dia Nacional de Visibilidade Trans e Travesti

Mobilizada por Artistas Trans e Travestis de Belém, em ações junto às ONGS, TransAmazonies, Rede Paraense de Pessoas Trans e GRETTA, a #semanaT acontecerá dos dias 27 de janeiro a 1 de fevereiro de 2022, em diversos espaços da capital paraense, e contará com uma série de ações políticas e culturais em promoção ao dia 29 de janeiro – Dia Nacional de Visibilidade Trans e Travesti.


A data, que é uma celebração a existência e resistência de pessoas trans e travestis, é comemorada desde 2004 em todo o Brasil.

Pela primeira vez em a iniciativa é organizada prioritariamente por artistas Trans e Travestis de Belém que têm compreendido as especificidades de uma produção artística pautada nas urgências e demandas da comunidade em diversos setores da arte e cultura da capital.

A iniciativa pretende fortalecer, ao longo dos anos, uma pauta que dialogue a maior inserção de Artistas e Produtores culturais Trans e Travestis no cenário das Artes produzidas em Belém, no estado do Pará, e também na Amazonia.

O evento tem apoio da prefeitura de Belém, através de sua Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS), Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, além dos vereadores Fernando Carneiro (PSOL) e Bia Caminha (PT) e dos deputados Vivi (PSOL) e Dirceu Tencaten (PT), entre diversos grupos da inciativa privada.


Confira a programação:

27 e 28/01: Oficinas Empreendetrans (10h às 12h, SEBRAE);

28/01: Ação Trans Cidadania (08h às 12h, SEJUDH);

29/01: TransBatalha (17h às 21, Praça Dorothy Stang);

30/01: 1ª Mostra de Cinema Trans do Pará (15h às 19h, Bar Samaúma);

31/01: Solar Trans (09h as 17h, Solar da Beira);

01: 1º Festival Navalha (14h às 22h, Teatro Waldemar Henrique).

Deixe uma resposta