Uma das prioridades do governo municipal desde o início da atual gestão é a retomada da política de habitação, que se encontrava abandonada há cerca de 16 anos. Após quase um ano de uma força-tarefa das equipes da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), muitos belenenses podem ver o sonho da construção da casa própria se tornar realidade.
Um sonho que a aposentada Glauce dos Anjos Camarão, 73, moradora da comunidade da Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, alimenta há 50 anos. Para ela, ouvir dia a dia o barulho dos maquinários e ver trabalhadores indo e vindo é sinônimo da conquista da casa própria.
“É uma alegria ver essas obras. É um sonho sendo realizado. Eu tenho direito a casa e um ponto comercial. Eu tô empolgada vendo a movimentação dos trabalhadores. Eu tô muito feliz com a retomada das obras que antes estavam abandonadas. Muito obrigada, prefeito”, disse emocionada Glauce.
Ela estava acompanhada da amiga, a autônoma Ivete do Socorro, 62, moradora há mais de 30 anos da Vila da Barca, que também está ansiosa para ver a casa com a obra finalizada. “Eu tô feliz e sei que agora vai dar tudo certo”, declarou Ivete.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhado da equipe técnica da Sehab esteve na manhã desta quinta-feira, 10, para vistoriar a etapa de obras do conjunto habitacional da Vila da Barca, que beneficiará mais de 200 famílias.
Ele conversou com moradores da área e explicou que todos os órgãos municipais da Prefeitura estão empenhados em garantir, o mais rápido possível, a entrega da obra à comunidade.
“Estamos no esforço de planejamento para garantir moradia e urbanizar plenamente a Vila da Barca. Mais de uma década com obras paradas por gestões anteriores, mas a população não perdeu a esperança. Hoje nós estamos aqui com a retomada e em breve nós vamos entregar um pouco mais de 200 casas que estão em obra”, afirmou Edmilson Rodrigues.
O prefeito acrescentou que o local vai ganhar uma bonita orla turística, pensada tanto para o lazer como para gerar oportunidade de renda para os moradores da área.
A obra foi iniciada na segunda gestão de Edmilson Rodrigues na Prefeitura de Belém, em meados de 2004. Na época a comunidade da Vila da Barca tinha pouco mais de 80 anos e era composta por algumas casas e cercada por pequenas embarcações.
O conjunto habitacional da Vila da Barca, para além das unidades habitacionais, agrega uma importante intervenção política de urbanização, com sistema de abastecimento de água, praças, museu, centro de comércio e cultura e uma orla turística.
“Esse projeto estava parado há anos e nós conseguimos retornar todas as etapas do projeto que estão no contrato para que possamos, em breve, entregar todas as unidades previstas no nosso contrato. Esse projeto é histórico. A entrega dessas unidades habitacionais representa a conquista desse povo que há décadas espera o seu direito à moradia”, destacou o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes.
Avanço e retomada – Para assegurar o andamento de todas as etapas do projeto habitacional da Vila da Barca, a Secretaria Municipal de Habitação mobilizou a equipe técnica e, depois de quase um ano de negociações com empresas, Caixa Econômica e o Ministério do Desenvolvimento Regional, garantiu três frentes de trabalho de 100 operários na construção de mais de 200 moradias para as famílias cadastradas.
No ano passado, a Secretaria Municipal de Habitação realizou intensa negociação e conseguiu, após quitar dívidas atrasadas com as construtoras, ajustar os projetos com os agentes financiadores e realizar investimentos de recursos municipais.
Com a reprogramação do projeto habitacional, a nova previsão para concluir as obras é até o final de 2022.
Por Agência Belém (Joyce Assunção)