Na Praça da República, um espaço destinado à venda de produtos de mais de 20 empreendedoras negras, foi encontrado nesta sexta-feira (9) arrombado, vandalizado e roubado. A denúncia foi feita pelo coletivo de afroempreendedoras Pretas Paridas. O grupo conta com mais de 20 mulheres que todos os domingos estão na Praça da República vendendo seus produtos.

No vídeo publicado, é possível ver os produtos jogados no chão. Segundo Vanessa Mendonça, integrante do coletivo, boa parte da mercadoria foi roubada, inclusive caixa de som e bancos que ficavam no espaço. Outra empreendedora afirmou que o Quilombo parecia também ter sido urinado.
Manifestação do prefeito
O prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, manifestou-se sobre o crime em suas redes sociais.
“Com imensa indignação recebi a notícia de que o Quilombo da República, espaço com a presença de mais de 20 empreendedoras negras, foi arrombado, vandalizado e roubado. Quero me solidarizar com os coletivos que fazem parte do Quilombo e repudiar este crime, e cobrar da Secretaria de Segurança Pública uma investigação rigorosa e punição dos criminosos por este ato de violência e racismo. Racistas, não passarão!”
E cobrar da @SegupPara uma investigação rigorosa e punição dos criminosos por este ato de violência e racismo. Racistas, não passarão! pic.twitter.com/D7CxtJZpAD
— Edmilson Rodrigues (@EdmilsonPSOL) April 9, 2022