Cerca de 8.000 indígenas participam do ATL que está em sua 18ª edição

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz visita nesta terça-feira (12) ao Acampamento Terra Livre (ATL), que está acontecendo em Brasília deste a semana passada, sendo coordenado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

foto: Ricardo Stuckert

Esta é a 18ª edição do ATL e a maior mobilização indígena até hoje, que trouxe cerca de 8 mil pessoas para Brasília, entre os dias 04 e 14 de abril. O foco da campanha deste ano – ‘Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política’ – é aumentar a representação política dos povos indígenas nos espaços de poder.

Marcha contra o garimpo

Na tarde desta segunda-feira (11), cerca de 7 mil indígenas marcharam em Brasília contra o Projeto de Lei 191/2020, de autoria do governo Bolsonaro, cuja conteúdo autoriza a exploração em grande escala de atividades danosas ao meio ambiente em territórios já demarcados, como mineração, garimpo, atividades agropecuárias e construção de hidrelétricas. A atividade estava prevista na agenda do Acampamento Terra Livre (ATL), que começou no último dia 4 e vai até esta quarta-feira (14), na capital federal.

O percurso dos manifestantes passou em frente ao Ministério das Minas e Energia, onde fizeram a manifestação “Ouro de Sangue”, com foco na violência e violações de direitos sofridas pelos indígenas, que aumentou no governo Bolsonaro.

O atual governo apoia garimpeiros e desmatadores por meio de discursos, ações e criação de políticas que desencadeou grande aumento na devastação dos territórios, o desmatamento, a contaminação dos rios, as doenças, a fome e morte entre os povos da floresta.

Com informações do site Lula e Rede Brasil Atual

Deixe um comentário