Conselho discute construção do Parque da Cidade na área do antigo Aeroclube do Pará

Mais uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Urbano de Belém (CDU) ocorreu na tarde desta quarta-feira, 13, no auditório da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana (Codem), no bairro de Nazaré. Desta vez, estava em pauta a construção do Parque da Cidade, uma obra do Governo do Estado que pretende transformar o Aeroporto Brigadeiro Protásio, antigo Aeroclube do Pará, em um parque urbano.

Intervenção urbanística – O secretário de estado de Cultura, Bruno Chagas, participou do encontro e apresentou o projeto do parque aos conselheiros. A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) é a executora da obra. “Essa é a maior intervenção urbanística no município nos últimos 100 anos. O objetivo desse encontro é trazer para o conselho o projeto do parque, para viabilizar e esclarecer alguns pontos sobre ele”, explicou o secretário.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, presidiu a reunião. Ele destacou que o Parque da Cidade é de fundamental importância para o desenvolvimento de Belém, em diversos sentidos, e que é importante debater de que maneira o projeto será implantado na cidade, de modo a beneficiar a população.

CDU – O Conselho de Desenvolvimento Urbano de Belém é composto por representantes da sociedade civil organizada, de instituições dos governos municipal, estadual e federal, ligados a temáticas do urbanismo e desenvolvimento. A entidade busca fiscalizar e demandar ações para o bom desenvolvimento urbano da capital paraense.

A conselheira do CDU e representante da Universidade Federal do Pará (UFPA) no conselho, Roberta Menezes, explica sobre os trâmites após a reunião. “Cabe ao conselho, agora, apreciar o projeto e sugerir possíveis adaptações nele. Sugerimos também a realização de um estudo de impacto de vizinhança ao projeto, para verificar de que maneira ele vai impactar quem já vive na região”, explica Roberta.

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Pará, Mauro Vaz, que também é conselheiro do CDU, destacou a importância do conselho para o município. “É fundamental para qualquer capital brasileira, como Belém, ter um desenvolvimento urbano planejado. Esse é o papel do conselho, primar pelo desenvolvimento salubre da cidade, com desenvolvimento sustentável”, afirma Mauro Vaz.

Parque da Cidade – Com mais de 100 hectares, o projeto vai impactar diretamente quatro bairros da cidade de Belém localizados ao entorno da área. A obra do complexo cultural, gastronômico, esportivo e de lazer será dividida em fases e a previsão do Governo do Estado é que ela seja concluída e entregue para a cidade de Belém em um prazo de seis anos.

Fabricio Lopes – Agência Belém

Deixe uma resposta