Posse de 64 fiscais reforça atuação das comissões de fiscalização de obras e serviços na área do Promaben

Ao lado dos representantes da Comissão Fiscalizadora de Obras e Serviços (Cofis), o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, visitou na manhã desta sexta-feira, 6, as obras do conjunto habitacional e comercial, que está sendo construído pela Prefeitura, no bairro da Condor, para abrigar as famílias e comerciantes remanejados da área do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

Durante a visita, Edmilson destacou o caráter social do empreendimento. “Esta é uma obra com grande investimento da Prefeitura que vai beneficiar o pobre, que sofria com alagamentos permanentes, e que agora passará a ter um apartamento digno para morar”.

O prefeito afirmou, ainda, que essa obra, diferente das de outras gestões, não terá a expulsão do morador da área que será transformada. Segundo Edmilson, ela será transformada e devolvida aos seus ocupantes de origem.

O conjunto habitacional e comercial terá 224 unidades habitacionais e 44 boxes comerciais divididos em 14 blocos de quatro andares, com quatro apartamentos por andar.

Os moradores contarão também com área de lazer, duas churrasqueiras, dois playgrounds, academia ao ar livre, central de resíduos, reservatório elevado e cisterna e 91 vagas de estacionamento com acessibilidade PCD.

A costureira e fiscal da Cofis, Maria Erci Castilho, será uma das beneficiadas. “Depois dessa obra pronta, para mim vai ser um orgulho poder estar dentro do meu apartamento e poder dizer que é meu. Sair do aluguel é meu sonho”, diz Maria Erci.

Quem também deve ter a vida transformada, após a construção do conjunto habitacional, é a dona de casa Blandina Prestes, uma das pessoas remanejadas da área do Promaben e que deve ocupar um dos apartamentos.

“Depois de mais de dez anos esperando, não vejo a hora dessa obra ser entregue para a gente viver feliz. Ver essa obra sendo erguida é uma satisfação”, desabafa a dona de casa.

Fiscais de obras – Nesta sexta-feira também ocorreu a posse dos 64 fiscais das Cofis dos bairros do Jurunas, Cremação e Condor, eleitos pelos moradores.

Um dos fiscais empossados, o aposentado Paulo Manoel Quaresma, também será um dos contemplados com um dos 244 apartamentos do residencial.

“Pretendo passar aqui de quinze em quinze dias para acompanhar o andamento da obra. Afinal de contas, fui eleito pela comunidade para isso. Hoje a obra está correndo bem e em breve terei um lugar digno para morar com minha esposa”, afirma Paulo Manoel, morador há mais de 40 anos do Jurunas.

Custos e prazos – As obras que foram retomadas em janeiro deste ano têm previsão de conclusão em um prazo de 18 meses e estão orçadas em 37 milhões de reais financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“A ideia é garantir moradia digna e de qualidade, e fazer com que esses moradores remanejados continuem nos bairros em que possuem ligações familiares e sociais”, explica o coordenador do Promaben, Rodrigo Rodrigues.

Fabricio Lopes – Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading