Como parte da segunda fase do projeto nacional InovaJuntos, representantes da Prefeitura de Belém participaram de entrevista com a comissão julgadora para detalhar os aspectos dos programas municipais inscritos sob a temática: Desenvolvimento Econômico e Inovação, Desenvolvimento Territorial e Consórcios, Cidades Verdes e Mudanças Climáticas e Espaços inclusivos e inovação Cultural e Social. A reunião ocorreu de forma virtual na tarde desta segunda-feira, 16.
O secretário municipal de Gestão do Planejamento de Belém, Cláudio Puty e a assessora para Negócios Internacionais da Prefeitura de Belém, Cláudia Horn, responderam aos questionamentos da comissão julgadora durante entrevista, que durou 45 minutos.
Cooperação – Promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), de Portugal e apoio financeiro da União Europeia (UE), o projeto InovaJuntos busca a troca de experiências em boas práticas entre cidades do Brasil e de Portugal, por meio de Cooperação Urbana para Inovação e Sustentabilidade e uma metodologia de inovação.
Ao todo, 64 municípios brasileiros foram inscritos e apenas dez conseguiram a classificação, entre eles a capital do Pará, que venceu o desafio de apresentar estratégias e ações de políticas públicas relacionadas aos quatro eixos temáticos: Desenvolvimento Econômico e Inovação, Desenvolvimento Territorial e Consórcios, Cidades Verdes e Mudanças Climáticas e “Espaços inclusivos e inovação Cultural e Social, conforme as exigências do edital.

Ações transformadoras
Os projetos que chamaram a atenção da comissão julgadora foram a meta da Prefeitura de Belém de trocar 100% da iluminação pública do município por lâmpadas de LED e o outro de transformar a cidade mais verde com o programa de arborização, que busca tirar Belém das últimas colocações entre as cidades mais arborizadas do Brasil.
“Estamos muito felizes em sermos finalistas desse projeto. Eles se interessaram muito nos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Belém pensando no bem-estar de nossa população na área do saneamento básico, de energias renováveis e espaços verdes”, informa Cláudio Puty.
Fabricio Lopes, via Agência Belém
Uma resposta para “Belém participa da fase final do projeto que premia boas práticas sustentáveis”
Parabéns pela aprovação dos Projetos!
Quero contribuir com a arborização da cidade e doar duas arvores florestais que ainda estão pequenas para o tamanho que irão alcançar. Uma é Samaumeira (filha da que está no CAN em frente a basilica de Nazaré) e a outra é uma Guapuruvu. Ambas majestosas e estão com 4 metros de altura. Se tiverem interesse entrem em contato.